As primeiras aparições de baleias-francas em praias no litoral catarinense foram registradas nos últimos dias. De acordo com a equipe do Projeto ProFRANCA, de Imbituba, elas devem chegar em maior número no inverno, ou seja, na temporada de reprodução da espécie, que acontece entre junho e novembro no país.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Os animais foram flagrados em algumas praias no litoral Sul do Estado, como Praia grande, no Cabo de Santa Marta, e em Laguna, além das praias de Ibiraquera e Vila Nova, também em Imbituba

— Estamos felizes porque, ao que indica, o trabalho de preservação e conscientização quanto aos avistamentos e contatos junto aos órgãos responsáveis têm dado ótimos resultados — comemora a bióloga e diretora do projeto, Karina Groch.

O projeto monitora a chegada dessa espécie no Estado desde 1980, o maior número foi registrado em 2018, quando 273 baleias foram avistadas.

Continua depois da publicidade

— O trabalho de conscientização e de monitoramento tem sido essencial para sua preservação, conservação e aumento de indivíduos. Daí nosso otimismo — esclarece a diretora.

Ação para limpar fios de postes já soma 3,5 toneladas de cabos removidos em Jaraguá do Sul

Temporada de reprodução

A temporada de reprodução das baleias franca no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro, com o pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos desses animais sofrem algumas variações. A baleia-franca possui um ciclo reprodutivo trianual, porém tem-se observado alterações nesse padrão.

— Normalmente estas mudanças são associadas a falhas reprodutivas das fêmeas — explica Eduardo Renault, Gerente de Pesquisa do ProFRANCA.

Segundo ele, estas falhas podem acontecer ou quando a fêmea perde seu filhote ou ela simplesmente não engravida. O que vem levando a essa alteração no ciclo ainda é um mistério. Porém, indícios fortes indicam estarem relacionados a mudanças climáticas que alteram a disponibilidade de alimento.

Continua depois da publicidade

As baleias que visitam Santa Catarina

Leia também:

Pescadores vibram e se surpreendem com captura de 20 mil tainhas em Bombinhas;

IFSC abre mais de 700 vagas via Sisu para oito cidades de SC