Uma baleia franca tem sido avistada desde o último domingo na Praia da Pinheira, em Palhoça. A temporada desses mamíferos no Litoral catarinense começou neste mês e vai até novembro. Elas vêm em busca de águas quentes e calmas para o nascimento e crescimento dos filhotes.

Continua depois da publicidade

A diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, observa que até o final da temporada as baleias podem aparecer em todas as praias do Litoral do Estado. Respeitar a presença delas é fundamental para a segurança do animal e do ser humano. Karina explica que como estão aqui para o nascimento dos filhotes, elas gastam toda a energia para cuidar deles.

– Geralmente a mesma baleia fica aqui num período de dois a três meses. Durante esse tempo, elas permanecem em jejum, amamentando os filhotes, que precisam estar gordinhos para voltarem à Antártica. Não podemos interferir no comportamento natural dessa espécie. Nada junto a eles, nem pensar – ressalta.

Além disso, oferecem risco não por serem agressivas, mas pelo tamanho e peso _ elas podem chegar a 17 metros e a pesar 60 toneladas.

Continua depois da publicidade

Confira a galeria de fotos com as seis baleias no Sul de SC

Mesmo o turismo de observação precisa seguir regras: o barco não pode se aproximar mais do que 100 metros da baleia com o motor ligado e não pode separar a mãe do filhote.

No site do Projeto Baleia Franca há mais informações sobre o turismo de observação e um mapa, que mostra os locais onde as baleias foram vistas nesta temporada.