A sexta-feira gelada trouxe visitas inusitadas à Praia Central de Balneário Camboriú. Duas baleias da espécie franca passearam calmamente pela orla, atraindo os curiosos olhares de quem passava pela praia.

Continua depois da publicidade

Aparentemente, era uma mãe com o filhote: um sinal de que as baleias podem estar retornando a locais onde não eram vistas há décadas. Os animais nadaram entre a Ilha das Cabras e o molhe Sul.

– Elas estavam mais ao Norte do que costumam, e isto é um bom sinal. Embora a população atual de baleias franca seja muito menor do que em tempos coloniais, está aumentando. E começa a reocupar áreas que ocupava no passado – diz André Silva Barreto, doutor em Oceanografia Biológica e professor do CTTMar/Univali.

As baleias franca costumam aparecer no Litoral catarinense durante o segundo semestre, principalmente entre os meses de agosto e setembro, quando reproduzem ou dão à luz os filhotes.

Continua depois da publicidade

Segundo Barreto, a baleia maior que se aproximou da praia em Balneário Camboriú estava, provavelmente, amamentando o bebê.

A cena atraiu embarcações que passavam pelo local – o que pode afugentar os animais. O professor alerta que, por se tratar de uma espécie protegida, as leis ambientais limitam em 100 metros a aproximação com o motor da embarcação ligado. Desrespeitar as regras pode resultar em multa.