Quem passou pelo Morro da Pedras, no Sul de Florianópolis, nas últimas semanas percebeu uma movimentação incomum no local para o frio do inverno. O ponto, que normalmente é agitado durante o verão, apresenta dezenas de carros estacionados junto com turistas e moradores locais na expectativa de ver uma baleia-franca nas águas da Capital.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A temporada das baleias começou mais cedo neste ano. Normalmente avistados a partir de julho, os primeiros animais foram observados ainda em junho em Santa Catarina. Segundo o Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, as maiores concentrações de baleias por município foram registradas em Florianópolis (17), Garopaba (20), Imbituba (22) e Laguna (26). Os dados são relativos até o dia 19 deste mês.
VÍDEO: Baleias-francas chegam antecipadamente ao litoral catarinense
Na região do Morro das Pedras, a temporada também movimenta o comércio local. Isso porque quem aguarda para ver um dos animais pode tomar um caldo de cana, comer pastel ou até pedir um açaí. De acordo com Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFranca, o número de baleias avistadas durante a temporada de 2024 é acima do esperado.
Continua depois da publicidade
— Este foi o maior número de baleias já registrado para o mês de julho. O maior número catalogado havia sido de 68 baleias em 2015. Ainda não sabemos se isso é um sinal de que será uma temporada com número recorde de baleias ou se o período em que os mamíferos visitam o nosso litoral foi antecipado — fala.
Veja as fotos das baleias em Santa Catarina
Por que elas aparecem nesta região?
As baleias-francas viajam cerca de 10 mil quilômetros em direção a Santa Catarina em buscas de águas mais quentes para criação e nascimentos de filhotes. A Praia do Morro das Pedras é o local escolhido pelos animais devido a boa profundidade do mar e por ser perto da costa.
No dia 19 de julho aconteceu o primeiro sobrevoo da temporada de 2024 feito pelo programa de Monitoramento de Baleias-francas. O voo aconteceu desde Florianópolis até Balneário Rincão, abrangendo também Torres (RS) e flagrou 99 animais marinhos, número considerado um recorde.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Jovem com “a pior dor do mundo” diz que frequência das dores diminuiu após tratamento
Afetado por nevoeiro, aeroporto de Navegantes adota sistema “abre e fecha”
Aposta acerta +Milionária pela primeira vez na história e fatura quase R$ 250 milhões