Duas baleias-de-bryde foram avistadas neste domingo (15) na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, no Sul catarinense. As baleias estavam a poucos metros da zona de arrebentação da praia, e foram avistadas pela equipe do projeto ProFranca.
Continua depois da publicidade
> Sobrevoo registra 42 baleias-francas entre o litoral de SC e do RS
Conforme os especialistas, diferente da baleia-franca, a baleia-de-bryde não realiza grandes migrações, e a aproximação delas normalmente é associada à presença de cardumes de presas.
— Em novembro, período da safra da anchova, a avistagem de baleias-de-bryde se alimentando deste peixe na costa catarinense é comum e já foi registrado anteriormente pela nossa equipe, porém nunca havíamos conseguido filmar — relata Eduardo Renault, gerente de pesquisa do ProFranca/Instituto Australis.
A baleia-de-bryde é a única espécie de baleia que vive exclusivamente em regiões temperadas e tropicais, e não migra para regiões polares. Elas não apresentam um período reprodutivo específico, os filhotes podem nascer ao longo de todo o ano, e elas têm, em média, um filhote a cada 2 anos.
Continua depois da publicidade

> Elefante-marinho aparece em praia de Palhoça, na Grande Florianópolis
As baleias da espécie podem atingir 15 metros de comprimento, com o peso máximo registrado de 26 toneladas. Uma característica física que facilita a identificação delas é a presença uma quilha central proeminente e duas quilhas laterais na região da cabeça.