Uma baleia-jubarte foi vista se exibindo próximo da Ilha de Mandijituba, no Arquipélago das Graças, em São Francisco do Sul. Ela deu saltos, bateu as nadadeiras e fez um verdadeiro show para quem passava pelo local.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O espetáculo foi divulgado pelo Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS – Univille) na última sexta-feira (2) após ser registrado em vídeo por um solicitante na quarta-feira (30). Nas imagens, é possível ver a baleia quase toda fora da água no momento do salto.

O vídeo também mostra a baleia esguichando água e batendo as nadadeiras. Segundo o PMP/BS, as jubartes têm sido avistadas com frequência nas últimas semanas no Litoral Norte de Santa Catarina.

> Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano

Continua depois da publicidade

A orientação é para a atenção com as regras de segurança no momento da observação embarcada de baleias e golfinhos. As pessoas devem manter distância mínima de 100 metros, com o motor em neutro, além de não permanecer mais de 30 minutos próximo do animal.

Em uma publicação nas redes sociais, o Programa de Monitoramento de Praias também explicou o significado dos comportamentos característicos da baleia-jubarte, já que existe uma comunicação entre os animais marinhos de diferentes espécies.

> Baleia diverte pescadores em São Francisco do Sul; veja vídeo

Veja o significado dos comportamentos:

Exposição e batida de nadadeira peitoral:

Continua depois da publicidade

São movimentos “convidativos”, geralmente feitos pela fêmea do grupo e sugerem corte, para chamar a atenção.

Batida da nadadeira e pedúnculo caudal:

São tidos como comportamentos mais agressivos, até intimidadores. A realização desses comportamentos ativos serve para o desenvolvimento da musculatura, da habilidade motora e da coordenação. Para os filhotes, pode estar relacionado a um processo de aprendizado através da “brincadeira”.

Saltos:

São considerados um show de coreografia para quem assiste. A baleia-jubarte pode projetar até 2/3 do corpo para fora d´água. Para esse comportamento existem algumas hipóteses: exibicionismo, no caso de machos apresentando-se para fêmeas; intimidação entre machos; o som do impacto do corpo da baleia na água, como forma de estratégia de comunicação. Ainda pode ser utilizado para eliminar parasitas e cracas, que ficam aderidas ao corpo da baleia e como forma de oportunidade de observar o que acontece na superfície.

Leia também:

Golfinho é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em Itapoá

Pescador é abocanhado e “cuspido” por baleia-jubarte

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Barco de pesca carregado de cocaína em SC que iria até a África é interceptado pela PF

Desvendado o que causou explosão em unidade da Celesc e provocou apagão no Litoral de SC