Uma baleia da espécie bryde (Balaenoptera sp.) encalhou já sem vida em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O registro do animal, que era um macho, foi feito na manhã desta segunda-feira (26), na Praia do Rosa.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Quando adulta, a espécie pode chegar a 15,5 metros de comprimento e pesar até 26 toneladas. O projeto ProFRANCA, do Instituto Australis, foi acionado para atender ao encalhe.

VÍDEO: Alunos de canoagem flagram baleias durante treino em praia de Florianópolis

— Estamos estudando o caso, com nossa equipe mobilizada. As baleias de bryde são relativamente costeiras e já foram avistadas algumas vezes em nosso litoral — explica Karina Groch, diretora do projeto.

Continua depois da publicidade

O Protocolo de Encalhes e Emalhes da região da APA da Baleia Franca foi acionado e esteve no local. A região onde o fato foi registrado pertence ao Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, cujo monitoramento é de responsabilidade do Instituto Australis e a necropsia do Laboratório de Zoologia da Udesc/Laguna.

Agora, a operação está voltada para a retirada do animal da praia. O trabalho conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura de Imbituba. O município irá disponibilizar maquinário para a execução do trabalho.

Veja fotos da baleia encalhada na Praia do Rosa

Leia mais

FOTOS: Baleia é flagrada nadando ao lado de filhote em praia de Florianópolis

Baleias em SC arrastam multidão e transformam pontos turístico de verão em atração de inverno