Uma baleia-jubarte encontrada morta e encalhada na praia da Joaquina, em Florianópolis, foi enterrada na tarde deste domingo (19), por volta das 15h. Imagens mostram o animal, que tinha mais de 10 metros, sendo levantado por uma máquina retroescavadeira para ser colocada na cova cavada na areia. É a segunda baleia em uma semana encontrada morta na Ilha

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo a Associação R3 Animal, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) fez a necropsia da baleia para tentar entender o que causou a sua morte, mas não foi possível. 

— Não conseguimos determinar a causa da morte devido ao avançado estado de decomposição — explicou a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, veterinária Cristiane Kolesnikovas. 

De acordo com a associação, se tratava de uma baleia fêmea juvenil, com 10,68 metros de comprimento. 

Continua depois da publicidade

Conforme o PMP-BS, este é o oitavo animal dessa espécie a ser registrado e atendido só pelo projeto este ano na Ilha este ano. Sem contar outras baleias-jubarte que foram avistadas mortas à deriva ou encalharem em locais de difícil acesso para a realização na necropsia. 

Segundo a R3 Animal, as baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzirem. A principal área de concentração da espécie é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. 

Na operação para enterrar o animal, foram necessários técnicos, voluntários e estagiários da R3 Animal, juntamente com a Polícia Militar Ambiental e à Prefeitura de Florianópolis, que cedeu a máquina retroescavadeira.

Dois vídeos mostram o momento em que a baleia encalhou e quando ela foi enterrada.

Assista

Leia também

Santa Catarina reduz intervalo da dose de reforço contra Covid

Continua depois da publicidade

Bolsonaro cancela vinda a SC para formatura da PRF, afirma senador

“Deus levou minha vida pra sempre”, diz mãe de menina de 5 anos morta em acidente em SC