Uma jovem baleia-jubarte foi encontrada morta em Itapoá, no Litoral Norte catarinense, na tarde do último domingo (6). O animal media cerca de sete metros de comprimento e estava em avançado estado de decomposição, segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A baleia, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae, era uma fêmea jovem e estava encalhada à deriva na região praiana.
Em razão das condições climáticas, foi necessário aguardar o recuo da maré para primeira avaliação do animal. Em paralelo, foi realizado o isolamento da área e conversa com a comunidade presente.
> Petrópolis e Itaum são os bairros de Joinville com mais casos de dengue em 2021; veja a lista
Continua depois da publicidade
O animal precisou ser ancorado para impedir sua deriva durante o período noturno. Na manhã desta segunda-feira (7), a equipe envolvida na operação de necropsia se deslocou ao município para realização do procedimento. As causas da morte ainda estão sendo investigadas.
Desde 2015, início do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) foram registrados 11 encalhes desta espécie na região norte de Santa Catarina, trecho monitorado pela Univille, sendo este o primeiro caso da temporada 2021.
Leia também:
> Golfinho é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em Itapoá
Continua depois da publicidade
> Joinville começa a vacinar pessoas com idade entre 55 e 59 anos; veja como agendar