Uma baleia jubarte estava presa a uma rede de pesca na Praia da Vigia, em Garopaba. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, um primeiro aviso teria sido expedido na sexta-feira, 12, quando pescadores avistaram o animal de 7 metros com a cauda presa em uma rede de pesca. Ela teria conseguido se soltar sozinha. Uma busca realizada no mesmo dia pelo corpo de Bombeiros e pela Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Franca não encontraram a baleia, que teria entre dois e três anos.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira, uma segunda denúncia informava que novamente a baleia estaria presa em uma rede em alto-mar. Desta vez, ela estaria mais longe da costa e sem chances de escapar. Por terra, o Corpo de Bombeiros conseguiu confirmar a presença dela.
No dia seguinte, uma busca por mar começou para averiguar em que situação o animal estava e foi confirmada que ela estava presa a uma rede de nylon. Nesta quinta-feira de manhã, uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Garopaba e Imbituba cortaram as cordas da rede e a soltaram.
De acordo com o chefe da APA, a incidência de baleias jubartes no sul do continente nesta época do ano está fora do normal. Segundo ele, sete ocorrências já foram registradas neste ano entre Argentina, Uruguai e região sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
– Estamos presenciando em uma situação atípica. Esse número é muito acima do esperado, mas ainda não sabemos identificar o motivo pelo qual elas estão chegando mais perto da costa. Nesta época do ano, elas nadam mais fundo e vão direto para o litoral da Bahia.