Uma baleia-jubarte de sete metros de comprimento foi encontrada morta na Praia Grande, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. O aninal foi localizado por pessoas que estavam no local no último sábado (10) e acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Univille).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o PMP-BS, a baleia estava à deriva na zona de espraiamento e se deslocou até a praia vizinha, conhecida como Prainha. Ela foi encontrada em estágio avançado de decomposição.

Como a baleia-jubarte é um animal de grandes proporções, a equipe técnica do PMP-BS precisou chamar a Secretaria de Obras do município para dar apoio ao atendimento.

O projeto de monitoramento afirmou que o encalhe apresentava complexidade por causa das condições de segurança da equipe envolvida, por ser uma praia turística e com estreita largura praial, além da necessidade de retroescavadeira e caminhão para translocação até um local mais adequado para o enterro.

Continua depois da publicidade

Com isso, a operação de retirada da baleia foi adiada para a manhã deste domingo (11). A prefeitura de São Francisco do Sul, juntamente com a equipe PMP-BS Univille, monitoraram o deslocamento da carcaça para que o plano de ação fosse atualizado. 

Caso alguém encontre um animal marinho morto ou debilitado nas praias da região Norte pode entrar em contato com o PMP-BS pelos telefones 0800 642 3341, (47) 3471 3816 (base) ou (47) 99212 9218 (WhatsApp).

Baleia-jubarte encontrada na Praia Grande
Baleia-jubarte foi encontrada na Praia Grande, mas se deslocou para a Prainha (Foto: PMP-BS Univille, Divulgação)

Leia também:

VÍDEO: baleias batem caudas e se exibem para surfistas em SC

FOTOS: Baleias dão show de beleza e performance em praia no Sul de SC

Avião é confundido com baleia por passageira que chegava em Florianópolis e cena viraliza