Uma baleia jubarte encalhou na praia do Campeche, em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira (8). O animal foi encontrado morto no Sul da Ilha de Santa Catarina estava enrolado em redes e petrechos de pesca. O mamífero, ainda jovem, será submetido a uma necropsia antes de ter a carcaça enterrada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
As baleias jubarte migram para o Litoral brasileiro para se reproduzir. A principal área de concentração da espécie é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. Este ano, no entanto, a incidência desses mamíferos aumentou no Litoral catarinense, conforme o R3 Animal.
Quatro dias antes, em 4 de julho, outra jubarte foi encontrada morta em SC, porém em Araquari, no Litoral Norte de SC. Até o dia 17 de junho, ao menos 9 baleias da mesma espécie tinham sido encontradas sem vida em praias catarinenses.
Caso você veja uma baleia com interação em redes de pesca, a orientação é para que ligue no telefone 0800 642 3341, das 7 às 17h ou entre em contato com os órgãos fiscalizadores, como a Polícia Militar Ambiental e o Ibama/ICMBio.
Continua depois da publicidade
Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano
Vídeo flagrou baleia presa em petrechos de pesca no mar
Baleias jubarte
As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.
Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).
Ao avistar uma baleia viva nadando no mar, mantenha a distância. É importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias.
Leia também
Florianópolis registra 4 baleias-jubarte presas em redes de pesca em 5 dias; 2 morreram
Continua depois da publicidade
Pescador é abocanhado e “cuspido” por baleia-jubarte
Baleia-jubarte faz “show particular” e encanta família em Florianópolis; veja o vídeo