Uma baleia foi encontrada encalhada e morta na Praia do Molhe em São Francisco do Sul, litoral Norte do Estado, na manhã desta segunda-feira. O mamífero foi rebocado até a praia da Enseada, no mesmo município, e levado para a Univille da cidade. O animal foi visto por pescadores que atuam no local.
Continua depois da publicidade
A baleia estava próximo à sede da Petrobras no município. Biólogas do projeto Toninhas confirmaram que o animal já estava morto quando foi localizado pelos pescadores. De acordo com a bióloga Camila Sartori, a baleia tem mais de 7 metros.
No primeiro momento, a equipe do Projeto Toninhas acreditou que o animal era da espécie Minke. No entanto, depois de o mamífero ter sido retirado da água, as biólogas confirmaram que se tratava de uma baleia da espécie Bryde.
– Nós só teremos mais detalhes do tamanho e do peso do animal depois que ele for analisado na Univille. Por enquanto, nós só temos certeza da espécie. Apesar de a gente não saber o que causou a morte, o animal não tem marca de rede, por exemplo -, explica.
Continua depois da publicidade
Depois levada de caminhão para a sede da Univille em São Francisco do Sul, será realizada a necropsia da baleia e pedaços serão enviados para análise.
O aposentado Francisco Budal, que costuma pescar na região, conta como encontrou o animal.
– Já vimos baleias maiores por aqui, principalmente na Praia Grande. A primeira coisa que fizemos foi chamar os trabalhadores da Petrobras para acionar o resgate -, diz.
Pescadores encontraram a baleia na manhã desta segunda-feira
Há pouco mais de um ano, uma baleia morreu após encalhar na Praia Grande, também em São Francisco do Sul. A baleia encalhada, na ocasião, era da espécie Cachalote. Uma fêmea de aproximadamente 14 metros de comprimento e de cerca de 20 toneladas.
Continua depois da publicidade
O mamífero foi levado para a unidade da Univille em São Francisco do Sul.