Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na tarde deste domingo (8) em Florianópolis. O animal estava encalhado na praia da Cachoeira do Bom Jesus e deve passar por análise nesta segunda-feira (9).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Segundo a equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a baleia tem cerca de 7,5 metros e é um indivíduo juvenil. Além disso, ela estava em avançado estado de decomposição.
Nesta segunda-feira, equipes do projeto irão realizar o exame necroscópico, a fim de tentar identificar a causa da morte. A carcaça também será enterrada durante a manhã.
Esta é a décima baleia-jubarte encontrada morta na Capital em 2021. Porém, em apenas cinco delas foi possível realizar a necropsia, por encalharem em locais de fácil acesso.
Continua depois da publicidade
SC já registrou a morte de 35 baleias
Segundo o PMP-BS, que desde 2015 monitora diarimente o litoral catarinense a fim de identificar possíveis encalhes de animais, já foram encontradas 28 baleias-jubartes mortas em Santa Catarina. Mas, segundo levantamento do Projeto Baleia Jubarte, ao todo foram 35.
Nesta época do ano, as baleias-jubartes estão no ciclo migratório pelo litoral brasileiro. Sua principal área de concentração fica na região de Abrolhos, entre os Estados da Bahia e Espírito Santo.
A recomendação é de que, ao avistar uma baleia viva, as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, a fim de evitar que o deslocamento dela seja interrompido.

Leia também:
Árvore cai sobre casa e idoso fica ferido em Blumenau
Continua depois da publicidade
Jovem morre após grave acidente na SC-350 em Aurora; veja vídeo