Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na tarde deste domingo (8) em Florianópolis. O animal estava encalhado na praia da Cachoeira do Bom Jesus e deve passar por análise nesta segunda-feira (9).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo a equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a baleia tem cerca de 7,5 metros e é um indivíduo juvenil. Além disso, ela estava em avançado estado de decomposição. 

Nesta segunda-feira, equipes do projeto irão realizar o exame necroscópico, a fim de tentar identificar a causa da morte. A carcaça também será enterrada durante a manhã. 

Esta é a décima baleia-jubarte encontrada morta na Capital em 2021. Porém, em apenas cinco delas foi possível realizar a necropsia, por encalharem em locais de fácil acesso. 

Continua depois da publicidade

SC já registrou a morte de 35 baleias 

Segundo o PMP-BS, que desde 2015 monitora diarimente o litoral catarinense a fim de identificar possíveis encalhes de animais, já foram encontradas 28 baleias-jubartes mortas em Santa Catarina. Mas, segundo levantamento do Projeto Baleia Jubarte, ao todo foram 35. 

Nesta época do ano, as baleias-jubartes estão no ciclo migratório pelo litoral brasileiro. Sua principal área de concentração fica na região de Abrolhos, entre os Estados da Bahia e Espírito Santo. 

A recomendação é de que, ao avistar uma baleia viva, as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, a fim de evitar que o deslocamento dela seja interrompido. 

Ao menos 15 baleias foram encontradas mortas na Ilha de Santa Catarina em 2021
Ao menos 10 baleias foram encontradas mortas na Ilha de Santa Catarina em 2021 (Foto: Tiago Ghizoni)

Leia também: 

Árvore cai sobre casa e idoso fica ferido em Blumenau

Continua depois da publicidade

Jovem morre após grave acidente na SC-350 em Aurora; veja vídeo

Crônica de domingo: Os superpoderes de um pai