Uma baleia-bicuda da família Ziphiidae foi encontrada encalhada na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, Norte catarinense, na manhã desta sexta-feira (8). De acordo com a equipe de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o cetáceo de espécie rara foi encontrado com vida, mas morreu antes do atendimento veterinário.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A equipe da Univali foi acionada por populares que avistaram o mamífero na faixa de areia. A população tentou empurrar o animal, ainda vivo, para dentro da água, mas a baleia não resistiu.
No local, os pesquisadores realizam o exame de necropsia para identificar a condição de saúde do cetáceo, as possíveis causas da morte e sua espécie. O que se sabe, até o momento, é que trata-se de uma fêmea sub-adulta, de 6,20 metros.
Os biólogos, que seguem no local, reforçam para o público respeitar a área de isolamento da equipe técnica e evitar aproximações, pois o exame de necropsia envolve risco biológico.
Continua depois da publicidade
Além disso, por se tratar de um animal selvagem, há possibilidade de transmissão de doenças para os seres humanos. Por isso, a equipe que trabalha no local está devidamente equipada com acessórios para proteção individual.
Leia também
“Subsídio” do ônibus encolhe em Joinville; Justiça mantém decisão sobre fretamento
Jovem morre após acidente entre moto e caminhão na marginal da BR-101, em Barra Velha
Homens armados dão tiros contra agência bancária em tentativa de assalto em Barra Velha