Um grupo de 500 hóspedes do Costão do Santinho, em Florianópolis, foi surpreendido, por volta das 13h deste domingo. Eles participavam de um evento sobre vinhos no restaurante do resort quando uma baleia apareceu na praia. Foi possível avistar e fotografar o animal do restaurante.

Continua depois da publicidade

A presença de baleias franca no Litoral catarinense é comum nesta época do ano. A espécie parte da Antártica para ter filhotes em águas menos geladas, segundo o Instituto Baleia Franca. ?

Cuidados

O comportamento das baleias costuma encantar observadores. A diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca destaca que, nesta época, os animais são frágeis e, por isso, as regras de preservação devem ser seguidas à risca. Para não interferir no desenvolvimento da espécie, embarcações devem desligar os motores quando estiverem a cem metros de distância dos animais.

Continua depois da publicidade

Baleias em SC

No ano passado, mais de 100 baleias francas foram avistadas nas praias catarinenses. Elas chegam à região para se reproduzir e cuidar dos filhotes.

A espécie

A baleia franca é uma espécie migratória. Nos meses de inverno, ela sai da Antártida em busca de águas mais quentes para procriar, ter filhote e cuidar do bebê. Durante a viagem, o cetáceo não se alimenta e dedica toda atenção à cria. A alimentação é feita somente no continente gelado: a franca armazena gordura para gastar durante o percurso.

Os sobrevoos de monitoramento são importantes para a preservação da espécie porque permitem avaliar como as francas estão ocupando a costa. Um dos resultados foi a identificação da principal área de concentração da espécie no Brasil, resultando na criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio.

Continua depois da publicidade