Considerado o maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina, o Festival Palco Giratório Sesc promove mais de 800 apresentações gratuitas em 154 cidades brasileiras em 2015. A partir deste sábado, o evento chega a Santa Catarina, em sua 12º edição, e segue até 30 de agosto. Vinte espetáculos de 14 Estados brasileiros estão na programação principal.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre teatro
As companhias que integram o evento são escolhidas a partir de uma rede formada por 33 curadores em todo o país. No palco, um mosaico da produção atual de teatro, dança, circo e intervenções urbanas.
Homenageado no circuito especial do Palco Giratório, o Balé Popular do Recife abre a programação no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, apresentando Nordeste – A Dança do Brasil. Fundado em 1976 pelo escritor Ariano Suassuna e pelo artista André Luiz Madureira, o grupo trabalha com a pesquisa e o resgate dos festejos e folguedos populares do Nordeste.
Continua depois da publicidade
– Saímos do eixo Rio/São Paulo para conhecer o que está sendo feito em outras regiões. A produção nordestina, por exemplo, tem se destacado bastante. Em relação ao teatro catarinense percebo que a qualidade cada vez maior dos trabalhos faz com que praticamente todo ano um grupo local seja selecionado para o circuito nacional – conta Maria Teresa Piccoli, coordenadora de cultura do Sesc em Santa Catarina e curadora do festival há nove anos.
Representante catarinense
Representando o Estado, a Cia. Traço, de Florianópolis, encena no dia 29 de agosto, no Sesc Prainha, a peça As Três Irmãs, sobre o desejo de Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, depois de 11 anos.
– Estar em um dos mais importantes eventos de teatro do país é uma grande oportunidade e o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos desde 2001. Em As Três Irmãs, usamos a técnica do clown para trazer leveza a um texto conhecido por sua dramaticidade – explica a atriz Paula Bittencourt, que junto ao elenco de mais cinco pessoas interpreta o texto do russo Anton Tcheckhov, considerado uma obra-prima do teatro mundial.
Continua depois da publicidade
Na programação há ainda espetáculos dos Estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Agende-se
O quê: Nordeste – A Dança do Brasil, do Balé Popular do Recife, espetáculo que abre o festival.
Quando: sábado, às 20h
Onde: Teatro Ademir Rosa no CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis)
Continua depois da publicidade
Quanto: gratuito. O público deve retirar os ingressos no local das apresentações uma hora antes do início.
Informações: palcogiratoriosc.com.br
Onde acontece
Locais de apresentação em Florianópolis
Sesc em Florianópolis (Prainha): Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis. Contato: (48) 3229.2200
Centro Integrado de Cultura (CIC): Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Continua depois da publicidade
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): R. Mal. Guilherme, 26, Centro, Florianópolis
Largo da Catedral , Centro de Florianópolis
Aldeias Palco Giratório
Além da Capital, a programação cultural se intensifica nas “aldeias” instaladas em Jaraguá do Sul (02 a 14/08), Joinville (01 a 09/08) e Blumenau (01 a 10/08).
A proposta é ser um mini-festival, levando às cidades um pouco do Palco Giratório e integrando artistas locais.
Oficinas gratuitas
O Festival Palco Giratório em Florianópolis traz quatro oficinas gratuitas aos finais de semana no Sesc.
Continua depois da publicidade
A Cia Balé Popular do Recife ministra curso Introdução a Ritmos Brasileiros no domingo (02/08), das 9h às 13h e 14h às 18h.
No sábado (08/08), tem Oficina de Dança Contemporânea e Artes Visuais, com tema Poéticas em Aproximação, das 10h às 13h e 14h às 17h.
Nos dias 15 e 16/08, das 14h às 18h, a Cia Bricoleiros (CE) aborda a técnica de manipulação de marionetes bricoladas.
Continua depois da publicidade
A Cia Dielson Pessoa (PE) ministra oficina de criação em dança, dia 23/08 (dom), das 10h às 13h e 14h às 17h.
Inscrições gratuitas na Central de Atendimentos do Sesc em Florianópolis (Prainha). Vagas limitadas.
Confira destaques da programação





