É com a frase “vai ser um Natal grande!” que o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, resume a expectativa para o evento em Blumenau neste ano. A programação vai representar a retomada do turismo na cidade em 2021 e, apesar de não ser tratado oficialmente assim, será um teste para outros eventos de grande porte.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
A programação natalina na cidade começará mais cedo e também será a mais longa dos últimos anos, com duração de 58 dias. O início está previsto para 10 de novembro e segue até 6 de janeiro de 2022.
Ainda de olho no coronavírus, o município apostou, mais uma vez, em atrações contemplativas e ao ar livre em diversos pontos da cidade. Entre as novidades está um balé de água e uma surpresa, que ainda é guardada a sete chaves. (veja as atrações abaixo)
— O Natal tem um peso simbólico muito grande nessa retomada, não só da economia, mas também dos eventos e do turismo de Blumenau. Não é uma comemoração, porque ninguém pode comemorar com 600 mil mortos, não é isso. Mas é o começo de uma retomada gradual, lenta e importante para o setor que foi extremamente atingido nesses quase dois anos de pandemia — explica o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
Continua depois da publicidade
Essa foi a primeira vez que o município organizou um lançamento para divulgar a programação de Natal na cidade. De acordo com Greuel, o objetivo é atrair turistas e mobilizar o comércio para que possa se planejar.
— O que nós queremos com o lançamento é dizer que sim, o Natal vai existir e será um grande Natal. Que os hotéis, bares e restaurantes se preparem, que a iniciativa privada venha junto com a gente e todo mundo participe. Nós queremos marcar um momento para que todos possam se preparar para o dia 10 de novembro — conta.

Pandemia
O município entende que a pandemia na cidade está controlada e que o avanço da vacinação dá a segurança necessária para o evento.
— O ritmo de vacinação tem melhorado bastante, as vacinas estão aí, isso nos dá uma segurança para que no dia 10 de novembro, quando iniciar o Natal, a gente já tenha aquele número de 70% das pessoas vacinadas, esse é o número mágico que a gente chama — diz o secretário.
Continua depois da publicidade
Até esta quinta-feira (9) mais de 35% da população blumenauense estava com o esquema vacinal completo, ou seja, recebeu as duas doses da vacina, ou o imunizante de dose única. O percentual corresponde a mais de 126 mil pessoas.
Surpresa
A maior atração do Natal em Blumenau ainda é guardada a sete chaves pela organização. Greuel faz mistério e prefere não revelar por enquanto. O secretário, no entanto, deixou escapar que a grande surpresa envolve tecnologia.
— É algo que pode trazer uma marca muito forte para o Natal de Blumenau — adianta o secretário.
No ano passado, a tecnologia já se fez presente no Natal de Blumenau. Uma projeção mapeada envolveu a torre da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau. A animação pôde ser vista pelo público ao passar pela Rua XV de Novembro.
Vila de Natal
A Vila Germânica, que costuma atrair muitos visitantes durante o Natal, receberá a tradicional Casa do Papai Noel e a Praça da Neve. O espaço também terá apresentações culturais, estação de trem e um presépio de madeira. O setor 1, onde hoje funciona a central de vacinação, receberá novamente uma pista de patinação no gelo.
Continua depois da publicidade
De acordo com Greuel, haverá controle de público através de catracas, como ocorre durante a Oktoberfest, Além disso, todas as normas de prevenção à Covid-19 que estiverem em vigência serão respeitadas.
Balé das águas
Fora da Vila Germânica, blumenauenses e turistas também poderão encontrar outras atrações. A grande novidade será o Balé das Águas. Uma grande balsa será instalada no Rio Itajaí-Açu, próximo à Ponte Adolfo Konder, onde o público poderá acompanhar um show aquático com luzes.

As apresentações ocorreram nos períodos noturnos. A organização aguarda, no entanto, uma posição sobre o horário de verão neste ano para definir o horário de início da atração.
De acordo com Greuel, a balsa que será responsável pelo show já começou a ser construída e poderá ser usada em eventos futuros.
Continua depois da publicidade
Papai Noel gigante
Assim como em 2020, a decoração ao ar livre de Blumenau deve encantar os visitantes. As árvores na região central da cidade serão decoradas com esferas luminosas. A decoração poderá ser observada do Centro Histórico à prefeitura, que estará totalmente iluminada.
Na nova Praça do Remador, localizada ao lado do Biergarten, uma escultura do Papai Noel de quatro metros de altura servirá como ponto fotográfico.

— É um Natal não só para o blumenauense, esperamos muitos turistas, deve vir muita gente de fora e a gente quer transformar no grande evento da retomada — afirma Greuel.
Leia também
> João Paulo Taumaturgo vai assumir vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau
Continua depois da publicidade
> Não parece, mas as obras da Via Expressa de Blumenau recomeçaram
> Mesmo com 150 funcionários, Câmara de Blumenau vai contratar perícia externa para CPI