Argel aproveitou todo o tempo possível em Atibaia-SP. O trabalho foi intenso, como gosta o treinador. Muitos pontos foram corrigidos e pode se dizer que os jogadores estão com condições físicas e técnicas para sequência do Brasileirão.
Continua depois da publicidade
Na intertemporada o Figueirense perdeu dois jogadores lesionados. Tiago Volpi com uma fratura na fíbula na perna direita e Toró com uma lesão no tornozelo direito. Assim, Jackson deve ter uma oportunidade no meio-de-campo.
Outra mudança, foi o posicionamento de Ronny, o jogador fará uma função mais central, entre os três volantes do time. O atleta está se adaptando a nova posição e a responsabilidade de fazer a conexão com o ataque.
Preparação física
Um dos principais motivos para o Figueirense fazer a intertemporada foi melhorar o condicionamento físico, que no final do Estadual prejudicou o time. Depois de muitos jogadores lesionados o Figueira mudou o preparador físico e trabalha na prevenção, quem comanda esse trabalho é o novo fisioterapeuta Marcelo Costa. O elenco estava desequilibrado na parte física, agora tudo está “zerado”, e o técnico Argel pode trabalhar tranquilo.
Continua depois da publicidade
Preparação técnica
Paralelo ao trabalho físico Argel já comandava treinos técnicos, principalmente de posse de bola. Ele fez muito em Atibaia o que ele chama de “quadrado”, que é muito semelhante à brincadeira do bobinho. Esse trabalho ajuda no toque rápido, domínio de bola e quem está no meio do “quadrado” a viver situações parecidas como de jogo.
Preparação Tática
Argel teve tempo para avaliar e finalmente mudar a equipe. Anderson Conceição ganhou a vaga de Sandro na zaga. Toró sente dores no tornozelo e está fora da partida contra o Corinthians, assim quem deve ganhar a vaga é Jackson. O esquema terá três volantes e um meia. Mesmo considerando Ronny mais atacante do que meia, Argel posicionou o jogador centralizado no meio dos volantes com a função de criar.
Recuperação dos jogadores
O tempo foi um aliado bom para o Furacão. Em Atibaia, os jogadores que estavam na fase de transição, saindo do departamento médico, tiveram condições de se recuperar. Botti, Almir e Aloisio treinaram forte e desde segunda treinam normalmente com todo o elenco. O artilheiro do clube deve ser uma das opções no banco de reservas. Wilson ainda não está 100%, mas já trabalha com os outros goleiros e deve antecipar seu retorno aos gramados.