O varejo na capital catarinense comemora resultados positivos após o mês de junho ficar acima das expectativas. Com as baixas temperaturas, diversos segmentos da economia registram crescimento. Segundo dados do Sindilojas Florianópolis, o acréscimo é de 30%, e a expectativa é que o varejo se mantenha aquecido neste inverno.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
— No mês de junho os empresários tiveram que criar estratégias para atrair consumidores, principalmente para os itens mais sazonais, tendo como potencializador o dia livre sem impostos e o dia dos namorados. Contudo, nos últimos 10 dias o incremento nas vendas já está na casa de 30%, o que gera otimismo — explica a diretora de marketing do Sindilojas, Rose Coelho.
Os itens com maior procura são vestuário, cama, banho, calçados, além da linha de eletro e aquecedores. A hotelaria também comemora, com índices impulsionados tanto pelo turismo de eventos quanto de lazer.
Exemplos de crescimento
Segundo o sindicato, o Costão juntamente com o K-Platz Hotel, são dois exemplos de resorts e hotéis executivos que registraram crescimento expressivo no primeiro semestre e onde os resultados vêm se consolidando com as temperaturas amenas.
Continua depois da publicidade
Outro segmento que também vem registrando alta são os restaurantes. Os clientes buscam locais aconchegantes para comer, beber e se distrair. Segundo Rafael Campagnolo, gerente do Osli Restaurante, esse tipo de programação tende a aumentar a sensação de bem-estar.
— Nossa programação sazonal está consolidada, como noites de sopas e pratos mais quentes, além de produtos tradicionais, como feijoada e brunch, aos finais de semana, que possibilitam experiências para toda família e sem impacto de intempéries — destaca o gerente.
Na categoria de shopping center, os eventos temáticos e as estreias no cinema, como Divertida Mente 2, Meu Malvado Favorito 4, também vem contribuindo para aumento de fluxo e também nas vendas. No Cine Show, no Beiramar Shopping, desde o início do mês as sessões estão com lotação máxima e com ingressos já vendidos também para próxima semana.
Daiane Brune, gerente da Calzedonia, no Beiramar Shopping, destaca que na última semana registrou crescimento de 100% nas vendas.
Continua depois da publicidade
— Itens como calça efeito couro térmica, meias-calças térmicas e produtos com composição de cashmere são os carro chefes do momento.
O segmento de calçados também celebra:
— Desde o mês de junho estamos com uma alta procura por produtos como botas e nos últimos dias o tíquete médio tem crescido — destaca Grazi Soares, gerente da Bottero, no Beiramar Shopping.
No Koerich, maior varejista de Santa Catarina, a busca por produtos como mantas, cama, banho e principalmente ar condicionado e aquecedores cresceu muito nas últimas semanas. A empresa já projeta um desempenho superior ao último ano.
Os copos térmicos também vêm performando bem desde o primeiro semestre. A empresária Lorena Cardoso, diretora da EL Batagim, empresa responsável pela operação da Stanley Florianópolis, pontua que a reposição dos produtos está acelerada e com vendas acima do projetado.
Continua depois da publicidade
Veja dicas de consumo
O inverno é uma das estações mais aguardadas por consumidores e varejistas, trazendo consigo viagens, lançamentos de coleções de roupas, consumo de produtos voltados aos dias frios e férias escolares. Marcelo Reis, especialista em vendas e CEO da Consultoria MR16, oferece dicas para consumidores e varejistas aproveitarem ao máximo essa temporada.
Para os consumidores, ele recomenda pesquisar preços e ofertas antes de comprar, questionar a necessidade da compra para evitar aquisições impulsivas, estar atento a fraudes, procurar por vantagens como brindes e promoções, priorizar lojas que oferecem bom atendimento e aproveitar as oportunidades de descontos em produtos de outras estações.
Para os varejistas, Reis sugere que as marcas reflitam as tendências da estação, especialmente em setores como alimentos e bebidas, utilizando canais digitais de comunicação para se manterem presentes na mente dos clientes.
Outro conselho é criar promoções atraentes, ser assertivo na entrega dos produtos, preparar o cliente para continuar comprando na segunda metade do ano e treinar bem as equipes para oferecer um atendimento empático e assertivo.
Continua depois da publicidade
— O inverno é uma excelente oportunidade para encantar os clientes e fortalecer a marca — diz o especialista.
Baixas temperaturas em Florianópolis
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Massa de ar polar e frente fria trazem chuvas com risco de enxurradas e mais frio a SC
De colesterol a rinite: Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos remédios gratuitamente