O índice de umidade relativa do ar em Santa Catarina atingiu níveis extremamente baixos na tarde desta quarta-feira. A umidade relativa do ar é medida em uma escala de zero a 100% e mede a quantidade de vapor d¿água na atmosfera. Quanto mais baixo o número da escala, mais seco o tempo está, explica a técnica em meteorologia Bianca Souza.
Continua depois da publicidade
A condição impede também a formação de nuvens. Segundo Bianca, a situação é mais comum em cidades afastadas do Litoral, mas a massa de ar seco que atua sobre o Estado tem derrubado os índices até em áreas próximas ao mar, como em Blumenau, que está com umidade relativa de 13,6%, um dos menores valores já registrados na cidade.
Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, os meteorologistas consideram estado de atenção e abaixo de 20% é estado de alerta para a saúde.
Veja no mapa abaixo o percentual de umidade relativa por volta das 15h
Continua depois da publicidade
(Clique sobre a imagem para ver ampliada)
Cuidados com a saúde
O ar demasiadamente seco pode agravar problemas de saúde, principalmente os relacionados ao sistema respiratório. Mas pelo, olhos, nariz e garganta também sentem os efeitos diretos. Pessoas com alergias também são bastante afetadas devido ao ressecamento das mucosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a umidade do ar ideal deve ficar entre 50% e 80%.
A recomendação dos profissionais da saúde é ingerir bastante líquido, evitar comidas com muito sal, evitar exposição prolongada em ambientes com ar-condicionado e evitar se exercitar entre as 10h e as 16h.
O tempo seco também aumenta o risco de queimadas na vegetação.