Os moradores da Praia Brava, em Itajaí, seguem sem água. Já são ao menos cinco dias seguidos com as torneiras secas nesta terça-feira (13). O pouco de água que vem chega suja, e a solução é buscar de balde em outros locais, como na escola do bairro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
Nathaly Helena Nunes Dutra mora na Brava e até tentou resolver o problema, que parece se agravar a cada verão: na casa dela foi feito um sistema para captar água de chuva, que pode ser usado em algumas tarefas. Mas nem isso tem resolvido, afinal a chuva que cai é pouca.
— Estamos em um ponto que temos que decidir se levamos as roupas básicas do dia a dia e ficamos sem água, ou se temos água para tomar banho e lavar a louça. Tem famílias que não têm carro para buscar água, tem idoso carregado balde de madrugada porque de dia o calor está insuportável — narra.
Segundo o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), nesta terça-feira caminhões-pipa têm atuado na região da Rua Suécia, na parte mais alta da Brava, para abastecer as caixas d’água das casas e da escola do Ariribá, onde a população tem buscado água.
Continua depois da publicidade
O booster, ou seja, a bomba que leva água para esta parte mais alta do bairro, teve um problema na segunda-feira (12). Na tarde desta terça, o reparo foi feito pelas equipes da autarquia, mas para que o aparelho volte a bombear água, é preciso ter pressão na rede. Com o alto consumo, devido ao calor, a pressão tem sido baixa.
Por isso, a previsão é que, na Rua Suécia, o abastecimento só deve ser normalizado à noite, quando a pressão for retomada.
Leia mais
Explosão de casos de dengue faz hospital de Joinville atingir superlotação
BR-101 e BR-470 devem ser os gargalos em SC após folga de Carnaval, prevê PRF