Hoje vamos falar de um morro que faz parte do Bairro Trindade, a Serrinha, mas que muitos costumam confundir como pertencente a uma localidade vizinha, à Carvoeira.
Continua depois da publicidade
Serrinha, basicamente, nasceu do desenvolvimento das proximidades da UFSC, para esse localidade migraram muitas famílias da Serra Catarinense, de onde nasceu o nome deste morro.
A doença do nosso século 1
A comoção das pessoas pelo Brasil, com a tragédia na escola carioca de Realengo, demonstra algo de nossa condição humana que ainda possuímos e que aquele jovem perdeu.
Continua depois da publicidade
Aliás, pessoas como Wellington agem sempre da mesma forma: introspectivos, solitários e veem-se como vítimas. Não pensem que é apenas uma doença. Trata-se de uma forma de lidar com o mundo, pois os surtos psicóticos são estimulados culturalmente pelos valores modernos de status, beleza, sucesso, fama, riqueza.
Pensamento
“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.” (Bertold Brecht)
A doença do nosso século 2
Sim, é possível que o germe da psicopatia manifeste-se em qualquer um: no trabalhador cortês que se transforma em um estádio de futebol, no doutor que ora todas as noites e vira uma fera no trânsito… Se no século 19 o surto foi o da histeria, tão bem estudada por Freud, hoje, junto com a depressão, a psicose é a cara do nosso tempo.
Continua depois da publicidade
Anjos Solidários
A maior parte dos moradores da Frei Damião, em Palhoça, são catadores de lixo e as crianças, muitas vezes, ajudam os pais nesta lida. Elas sobrevivem sem uma dieta adequada, correm risco de contaminação, mas acreditam que o amanhã pode ser diferente, por isso não desistem nunca da vida e sonham, sonham muito.
Com o intuito de ajudar, Deise Moura criou o Projeto Anjos Solidários, que consiste em arrecadar donativos para estes pequenos. Contato: www.anjosolidarios.blogspot.com.
Salve
Um salve para Deise Moura, do Projeto Anjos Solidários. Paz a todos!