O bairro Ingleses será a próxima região a receber o novo sistema de semáforos com controle inteligente e informatizado, projeto pioneiro na Capital. Na próxima sexta-feira, equipes que trabalham na implantação do Centro de Operações de Segurança e de Trânsito estarão na avenida central dos Ingleses para a implantação de três aparelhos nos principais pontos da localidade.

Continua depois da publicidade

O sistema será controlado remotamente através de uma sala de controle que será inaugurada no dia 10 de maio, na Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito.

— Serão 134 novos sistemas de controles, o que compreende 630 semáforos distribuídos em toda a cidade. Na sala de controle, teremos a visão de todos os semáforos, que serão controlados remotamente, ou seja, com muito mais rapidez, de forma instantânea, e sem necessidade de deslocamento — explicou o secretário de Segurança, Valci Brasil Junior.

A instalação do novo sistema será finalizada em maio deste ano. A Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito pede a colaboração e a paciência da população durante o processo de instalação e da fase de testes e adaptação, que deve começar nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Entenda como irá funcionar

– A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade.

– Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPUs de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

– Em uma sala, na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED irão funcionar como ¿telas de computador¿ das 134 ¿CPUs¿ espalhadas pela cidade.

Continua depois da publicidade

– Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito.

– Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

Custo e cronograma de instalação

Investimento: R$ 5,5 milhões

Início da instalação: janeiro de 2016

Término: maio de 2016