O bairro Bom Retiro, na zona Norte de Joinville, terá alterações na sinalização de trânsito a partir deste fim de semana, entre sábado (23) e domingo (24). Na prática, o município voltou atrás e retomará o modelo antigo.
Continua depois da publicidade
A modificação aconteceu há pouco mais de um ano em ruas de acesso ao aeroporto e shopping da região e, desde então, causou dúvidas e insatisfação de muitos motoristas.
Portanto, a principal modificação acontece na avenida Santos Dumont, no entroncamento com a avenida Rolf Wiest, onde os motoristas terão três pistas para seguir na direção bairro – Centro. As três pistas serão até o cruzamento com a Arno Waldemar Döhler, sendo que a da direita é obrigatória a conversão na Arno Waldemar Döhler.
Com a alteração, os motoristas que trafegam pela Arno Waldemar Döhler e quiserem seguir em direção às universidades não poderão mais convergir à esquerda na avenida Santos Dumont.
Neste caso, a alternativa é utilizar a Rua Otto Nass, que permanece sendo mão-inglesa, para acessar a Tenente Antônio João e continuar sentido bairro. Para os motoristas que estiverem na Marquês de Olinda, a sugestão é seguir em direção ao Eixo Industrial que está com as obras adiantas.
Continua depois da publicidade
Carros na contramão e acidentes: novo binário em Joinville causa confusão no trânsito
Haverá ainda a implantação de mão-inglesa na esquina da Tenente Antônio João com a Santos Dumont, para que os motoristas tenham a opção de conversão à esquerda.
As alterações entram em vigor após a conclusão da pintura e sinalização. Na segunda-feira (25), os agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.
– Optamos por fazer essas alterações durante o recesso escolar justamente por ser um período em que há redução do tráfego de veículos naquela região, assim os motoristas vão se adaptando e o trânsito tende a se normalizar – informa o gerente de operações do Detrans, Guilherme Belegante.
A equipe técnica do departamento faz o monitoramento do trânsito na cidade e de acordo com as necessidades, faz alterações com o objetivo de oferecer maior segurança a pedestres, ciclistas e motoristas em geral.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, essas alterações estavam em análise e um dos fatores que contribuiu para que elas fossem implementadas neste momento é o estágio em que se encontram as obras no Eixo Industrial, possibilitando que os motoristas tenham aquele trecho como rota alternativa.

Leia também
Como está o planejamento para construção de novas pontes em Joinville
Joinville terá novo binário na zona Sul; entenda o que muda no trânsito
Joinville permite que mais veículos usem corredores de ônibus; confira as mudanças