Até o dia 28 de fevereiro o bairro da Velha, em Blumenau, vai ganhar uma antena de telefonia móvel. Por causa de licenças ambientais, o primeiro equipamento instalado pela empresa Brasil Telecom/Oi será móvel. Entretanto, durante uma reunião na última quarta-feira, a Oi garantiu ao Procon que até o fim de fevereiro a antena fixa será implantada na região.
Continua depois da publicidade
A ação faz parte do acordo firmado entre as partes em outubro do ano passado, quando a empresa teve as lojas fechadas na cidade por causa de reclamações de usuários sobre a diminuição ou ausência de sinal, demora em executar ligações e quedas constantes. Até o fim do ano passado a empresa investiu cerca de R$ 2 milhões no serviço de telefonia móvel e fixo oferecido na cidade. Para 2015 está previsto investimento de mais R$ 1 milhão.
Segundo o coordenador do Procon, Rodrigo Estevão, a escolha pelo bairro da Velha se deu após estudos técnicos que medem a intensidade do sinal telefônico, tanto móvel, quanto fixo, que também abrange o serviço de internet. Estevão afirma que há locais na Velha Grande onde nem as linhas fixas funcionam.
Fiscalização
Continua depois da publicidade
Criada em agosto de 2013, a campanha Blumenau: Você Com + Sinal, identifica os principais pontos onde há problemas de sinal de telefonia móvel e internet 3G na cidade. No fim do ano passado a Brasil Telecom/Oi instalou uma antena no bairro Fortaleza, que permite mais qualidade no sinal na região.
O coordenado do Procon explica que o número de reclamações sobre a qualidade do sinal em Blumenau _ e a telefonia em geral _ ainda é significativo. Entretanto, o serviço móvel e o fixo são indicadores diferentes e, por esse motivo, as reclamações não lideram o ranking do órgão.
– Aqui é mais comum reclamações sobre serviços financeiros e bancários. Até o fim da semana que vem divulgaremos uma lista atualizada com o número de reclamações registradas no Procon, assim os moradores poderão ter uma noção do cenário atual – afirma.
Continua depois da publicidade