O serviço de Vigilância Ambiental de Joinville alerta que o bairro Boa Vista está infestado de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Continua depois da publicidade

Apenas de janeiro a maio, o bairro acumula 146 focos registrados, enquanto o total do ano de 2017 foram 147 focos no mesmo bairro, o que já era excessivo.

Somente nestes cinco meses do ano, Joinville soma 372 focos registrados em todo o município. No ano passado foram contabilizados 292 focos.

Vigilância vai aplicar multas

Como já foram feitas muitas ações de visitas às casas, inclusive o último mutirão de orientação foi no dia 5 de maio, a coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental, Nicoli dos Anjos, explica que, a partir de agora, os moradores que tiverem focos em suas residências estarão sujeitos à notificação e multa.

Continua depois da publicidade

A multa varia de 2 a 10 UPM (Unidade Padrão Municipal), que em maio está no valor de R$ 279,06. O bairro Fátima, que teve 17 focos em 2017, também acumula 70 focos identificados, de janeiro a maio deste ano.

O Aedes aegypti vive próximo ou dentro de ambientes domésticos ou de trabalho e se reproduz em locais com água parada. Por isto, é essencial manter o pátio limpo e livre de recipientes que possam acumular água.