Os resgates no bairro Mathias Velho, em Canoas, continuam na manhã desta terça-feira (7). A região metropolitana soma duas mortes e foi a mais atingida no sábado (4) e no domingo (5), totalizando em mais de 20 mil pessoas desabrigadas, distribuídas em 88 abrigos. As informações são da GZH.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O bairro está sem água potável e comida e tem relatos de assaltos constantes. A noite de segunda-feira (6) foi marcada por registros de tiros. Assaltantes e traficantes se escondem em áreas mais remotas e roubam os barcos dos voluntários que chegam.

O policial Diego Bayard, da Brigada Militar, conta que Mathias Velho é o bairro que mais apresenta problemas em relação à segurança. Ele e sua família, residentes de Canoas, perderam tudo.

Os salvamentos se concentram no viaduto perto da Estação Mathias Velho da Trensurb.

Continua depois da publicidade

Os bairros São João, Navegantes e Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre, que também sofriam com assaltos, passaram a ser acompanhados por agentes da Polícia Federal, Civil e Brigada Militar durante os resgates. As embarcações — botes, barcos e motos aquáticas — estavam sendo saqueadas e os voluntários eram ilhados ou jogados na água.

Os assaltantes pediam ajuda às pessoas nas embarcações e, quando eram atendidos, roubavam o transporte. A polícia deteve algumas pessoas durante a escolta dos voluntários.

Charla Coimbra, de 37 anos, conta que não foi afetada onde mora, no bairro Igara, mas perdeu o sogro, que morava em Mathias Velho. Segundo ela, no local de chegada e partida dos barcos de resgate, placas de trânsito estão com água quase até o topo.

— O povo que está lá ainda (à espera de resgates) não quer sair de casa. Eles têm medo de assaltos — diz.

Continua depois da publicidade

O que doar a Mathias Velho?

1 caminhão que possa recolher o lixo
1 contêiner de lixo
Lonas grossas azuis para servirem como cobertura
Cestas básicas
Água potável
Ração para animais
Itens de higiene
Cordas
Cobertores
Colchões
Pallets
Papelões
Jornais
Medicamentos veterinários injetáveis
Antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para dor.

Leia mais

Nível dos rios no Rio Grande do Sul só deve normalizar no final de maio, dizem especialistas

SC envia mais reforços para atuar nos resgates às vítimas da chuva histórica no RS

“Se não precisar vir, não venha”: com estradas bloqueadas, PRF do RS faz apelo a catarinenses