Cosme Gregory sempre foi inquieto nos seis anos em teve Joinville como lar. Seja como aluno da Escola Bolshoi, bailarino da Cia. Jovem ou professor da instituição onde se profissionalizou, o jovem que irá sentir saudades até do clima abafado da cidade acaba de ser contratado pela Focus Cia. de Dança, companhia do Rio de Janeiro dirigida por Alex Neoral.

Continua depois da publicidade

O bailarino conhece o coreógrafo desde 2009, quando ele ensaiou um espetáculo de formatura para a filial russa no Brasil. Os dois mantiveram contato, mas foi só neste ano, na Mostra Contemporânea de Dança do 30º Festival de Dança de Joinville, que Alex reconheceu o talento de Cosme no palco ao se impressionar com a coreografia “O Silêncio da Casa”.

O bailarino de Joinville também guarda elogios às criações de sua futura companhia.

-Sou apaixonado pelo trabalho deles. O que Alex constrói como coreógrafo mostra toda a sensibilidade que ele tem -, elogia.

Continua depois da publicidade

Cosme já começa a ensaiar com a companhia no dia 7 de janeiro. A Focus Cia. de Dança surgiu como ideia em 1996, e se estabeleceu como companhia em 2000. Cosme volta aos palcos depois de um ano como professor de alunos iniciantes da dança clássica, dança contemporânea e de danças populares.

– Foi uma loucura -, brinca sobre a imersão total nas salas de aula.

– Estava realizando um outro lado meu.

O aprendizado como professor o levou a deixar de lado os palcos temporariamente. Um lugar onde Cosme sempre se sentiu à vontade em várias situações, seja como ensaiador, coreógrafo, produtor ou iluminador. Mas o jovem que deixou Natal (RN) aos 18 anos para sonhar com a dança em Joinville não conseguiu ficar longe das marcações do palco.

– Aceitei o convite como uma questão de realização pessoal -, explica Cosme, que se formou no clássico mas encontrou no gênero contemporâneo o seu lar criativo.

Continua depois da publicidade

E seu futuro na dança.