Uma família que escolheu Joinville para viver por causa da paixão da primogênita pelo balé e pela Escola Bolshoi está vivendo um momento de angústia: Lucila Munaretto, 20 anos, sofreu um acidente e está em estado grave em Vancouver, no Canadá.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do jornal canadense The North Shore News, na manhã de quinta-feira, andava de patins pela Lonsdale Avenue, no Norte de Vancouver, quando não conseguiu parar em um cruzamento e foi atropelada por uma van.
Além de fratuar vários ossos, ela sofreu uma séria batida na cabeça, ainda a ser diagnosticada. Ela passaria por uma cirurgia ainda na tarde desta sexta-feira, mas continua em coma. Ainda não há diagnóstico para dizer que outras cirurgias serão necessárias.
Lucila está internada no Hospital Lions Gate em Norte Vancouver. Ela tem um plano de saúde básico, que não cobre a viagem de emergência da família nem os custos da reabilitação.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira, os pais Alicia e Marcos Munaretto foram a Florianópolis para fazer a documentação da viagem, com a esperança de, até o fim do dia, irem a São Paulo para conseguirem o visto de Alicia para que ela possa ir para o Canadá. Como o estado de Lucila é grave, os médicos pediram a presença de um dos pais.
Sem condições financeiras para bancar a ida ao Canadá (ele é marceneiro e ela é professora), eles começaram uma campanha pelas redes sociais para arrecadar o dinheiro necessário. Uma campanha também começou a ser feita no Canadá pelo site Go Fund Me, que tem como meta arrecadar 10 mil dólares para ajudar nas passagens dos pais e no tratamento de Lucila.
Vida dedicada à dança
Lucila faz parte da Coastal City Ballet desde 2012. A companhia tem como foco contratar jovens bailarinos em ascensão e tem parte de seu orçamento a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para viver em Vancouver, Lucila ainda contava com a ajuda dos pais. Há duas semanas, a jovem entrou em férias na companhia e conseguiu um emprego de verão.
Continua depois da publicidade
Naturais da Argentina, a família Munaretto mudou para o Brasil em 2003 em busca de melhor qualidade de vida. A vinda para Santa Catarina ocorreu depois que Lucilla passou na seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e, aos 11 anos, mudou-se sozinha para Joinville para viver em casas sociais do Bolshoi.
Muito nova, ela sentia falta da família – ela tem três irmãos: Flor, Nicolás (também aluno do Bolshoi) e Niccole. Em 2007, todos adotaram Joinville como novo lar para ficar perto da menina. Ela formou-se em 2012, mesmo ano em que mudou para o Canadá.
Quem puder ajudar, seguem os dados da conta da mãe de Lucila para o depósito:
Caixa Econômica Federal
Ag. 3299
CC 00006249-6
Operação 013
Alicia Mercedes Pekala
CPF 011.070.129-10
Lucila (primeira à direita) em março de 2012, com o pai e os irmãos. No mesmo ano, ela mudou para o Canadá.
Continua depois da publicidade