Vinte anos após a primeira apresentação do Ballet Estable do Teatro Colón no Festival de Dança de Joinville, a companhia argentina volta aos palcos para a noite de abertura no Centreventos Cau Hansen, com o espetáculo “A Bela Adormecida”. No elenco, a bailarina catarinense Beatriz Boos promete uma noite especial nesta segunda-feira (15).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Como é tradição, o evento apresenta uma companhia de renome internacional para a noite de abertura. Neste ano, será o Balé do Teatro Colón, a mais antiga companhia de balé da América Latina.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Veja fotos de Beatriz no Teatro Colón

Continua depois da publicidade

No elenco, formado por mais de 60 bailarinos, está a brasileira Beatriz Boos, de Blumenau, que se mudou para a Argentina em 2016. A bailarina vai participar como a Princesa Florine, personagem que dança o pas de deux conhecido com o Pássaro Azul, no terceiro ato.

— É uma experiência muito gratificante. Por vários anos eu tive contato com o Festival, o primeiro balé de repertório que eu assisti ao vivo foi em Joinville e depois eu vim por vários anos fazer cursos, dancei nos palcos abertos. Agora, voltar depois de dez anos e dançar na noite de abertura, profissionalmente, com a companhia que eu trabalho hoje, está sendo muito legal. Me sinto honrada — afirma Beatriz.

Beatriz iniciou os estudos em ballet clássico aos quatro anos, em Blumenau, e obteve formação técnica e artística até os 18 anos na mesma escola, a Master Ballet – Cia. de Dança Rita Albuquerque.

Em 2019, ingressou por concurso público, aberto e internacional, ao Ballet Estable do Teatro Colón em Buenos Aires. Aos 26 anos, também já atuou como a “Primeira Bailarina” no Ballet A Bela Adormecida.

Continua depois da publicidade

— Eu gosto muito do espetáculo. Eu gosto também de interpretar personagens que têm uma história atrás. Por mais que o balé seja A Bela Adormecida e que a gente já tenha a história, o Pássaro Azul tem a sua própria história. Então eu acho muito legal quando a gente também tem a oportunidade de dançar dentro de uma história, mas contar outra por trás — conta a bailarina.

Esta será a segunda vez que o Ballet Colón se apresenta no Festival de Dança de Joinville, 20 anos após a primeira apresentação, em 2004.

Veja fotos do espetáculo A Bela Adormecida

O espetáculo da noite de abertura

“A Bela Adormecida” é um conto de fadas clássico que conta a história da princesa Aurora, amaldiçoada pela fada maligna Carabosse a cair em um sono profundo ao picar o dedo em uma roca, e conforme a história, somente o beijo de um príncipe verdadeiro pode despertá-la.

Continua depois da publicidade

O espetáculo A Bela Adormecida possui trilha sonora de Tchaikovsky e coreografia de Mario Galizzi. Mais de 60 bailarinos compõem o corpo de baile desse espetáculo. Além disso, a companhia conta com uma equipe técnica, composta por cenógrafos, figurinistas e outros profissionais.

A Noite de Abertura inicia às 19h, e o Festival de Dança de Joinville vai até o dia 27 de julho. Os ingressos estão disponíveis online, no site Ticket Center, desde abril. Outra opção é a compra presencial na cafeteria De Sapatilhas, anexa ao Saltare Centro de Dança, na rua Orestes Guimarães, das 14h às 18h.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Renomadas companhias latino-americanas estarão presentes no Festival de Dança de Joinville

Confira quais são as “estrelas” que estarão presentes no Festival de Dança de Joinville

Renomado balé argentino apresenta Bela Adormecida no Festival de Dança de Joinville 2024