O Baila Floripa é mais que um congresso de dança de salão, é um evento que, há doze anos, promove a cultura e a arte em Florianópolis. Profissionais e praticantes de todos os cantos do país e ainda das Américas, Europa e Oceania já vieram dar aulas, apresentar-se ou simplesmente assistir ao evento e se divertir.
Continua depois da publicidade
A programação é sempre vasta – são mais de 50 horas de workshops com dezenas de professores, quatro bailes, duas noites no teatro, competição de duplas, além de um aulão inaugural gratuito. Tudo para entreter os amantes da dança e, claro, contribuir com a profissionalização de bailarinos e professores que fazem os cursos e levam esse conhecimento para suas cidades, escolas e espetáculos.
A Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa é um dos maiores e mais tradicionais encontros do gênero no Brasil. Mesmo assim, ele só acontece devido ao trabalho persistente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), que investe todos seus esforços para não deixar de realizá-lo.
Fundada em 2000, a entidade começou pequena, mas sempre se empenhou em promover a dança de salão no Estado e manter o Baila Floripa, seu maior projeto, no calendário cultural catarinense e nacional. Como outras tantas atividades dos setores artístico e cultural, o Baila Floripa dispõe de pequeno patrocínio ou ajuda governamental, por vezes, apenas algum apoio institucional ou simbólico.
Continua depois da publicidade
Porém, a Acads sempre conseguiu apresentar um evento de qualidade – superada a cada ano pelos profissionais contratados e pelos trabalhos coreográficos dos grupos selecionados.
A programação do Baila Floripa 2013, que vai de 30 de maio a 2 de junho, é montada para todos os níveis e gostos. Os iniciantes dispõem de uma grade de aulas específica para aprender passos e movimentos básicos.
Já aos praticantes e profissionais, o evento oferece cursos em graus intermediário e avançado, com mais técnica e agilidade. São workshops de forró, samba, salsa, zouk, bolero, tango, valsa, sertanejo e west coast swing (um ritmo americano trazido ao Brasil pela primeira vez pelo Baila Floripa, em 2010), compondo a rica diversidade de estilos.
Continua depois da publicidade
Quem quiser somente assistir deve conferir a Mostra Oficial, que será realizada novamente no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), depois de quatro anos em outro palco. Serão duas noites com coreografias de grupos selecionados, professores e dançarinos convidados de diversas regiões do País e do exterior.
E para arriscar uns passos ou praticar o que já aprendeu, o evento promoverá quatro noites de baile no centro de convenções do Majestic Palace Hotel. DJs nacionais tocarão todos os ritmos de dança de salão até às quatro horas da manhã. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site www.bailafloripa.com.br.
A dança de salão, da amadora à profissional, promove a integração social, aproximando pessoas com o gosto comum por esta forma de arte. Ela é ainda uma atividade que traz benefícios ao corpo e à mente – trabalhando ritmo, postura, coordenação e proporcionando uma maneira lúdica de aprender e praticar.
Continua depois da publicidade