A dança de salão popularizou-se no Brasil no começo do século passado, principalmente com os bailes embalados por valsas. Foi só a partir dos anos 1990, no rastro deixado pela febre da lambada, que saiu dos salões para ser uma atividade nas academias. Hoje a arte está representada tanto nos palcos, embasada por técnica e pesquisa, como nos salões e escolas, principalmente como prática de entretenimento. O Baila Floripa, um dos maiores eventos do gênero no Brasil, congrega todos esses estilos em sua 15ª edição, que começa hoje e segue até domingo (24) em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A abertura será com o espetáculo 1717, da Dois Pontos Cia. de DançaTeatro, de Florianópolis. A montagem dirigida por Alexandra Klen e Ricardo Tetzner é ousada: em grupo ou em duos, conta em quatro atos a história do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida em outubro de 1717 no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
Veja os 6 shows imperdíveis do Jurerê Jazz 2016
A apresentação será no Teatro Ademir Rosa (CIC), onde concentram todas as apresentações da Mostra Oficial. Cerca de 300 bailarinos de 35 grupos do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo exibirão seus trabalhos e em ritmos como bachata, bolero, forró, salsa, samba de gafieira, samba-rock, sertanejo, soltinho, tango, valsa, west coast swing e zouk, nas vertentes tradicional e contemporânea.
Continua depois da publicidade

— Os movimentos executados no palco são diferentes do salão. Foi a partir de meados de 1990 que essa dança passou a ter conotação mais artística. Os espetáculos selecionados para esta edição contam com profissionais que têm essa visão mais abrangente da dança- diz o diretor artístico do Baila Floripa, Marcelo Leal.
Leia as principais notícias de entretenimento no Brasil e em Santa Catarina
A programação vai além das apresentações convidadas e selecionadas em dança e teatro. Até domingo ocorrem cursos práticos de nível avançado e iniciante, palestras, debates, mostra paralela aberta ao público, bailes e concurso de duplas. Os cursos e atividades paralelas ocorrem no Majestic Palace Hotel.
Novidades e consagração na 15ª edição
Entre as novidades do evento em 2016 está o prêmio à melhor coreografia eleita pela plateia e também a volta da mostra paralela aberta ao público, que não era realizada desde 2014. É também a primeira vez que o evento conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, além de implantar um edital público inédito para contratação de parte do corpo docente.
Continua depois da publicidade

O tradicional Baila Duo – Campeonato de Duplas também será realizado este ano. É considerado o maior concurso do Sul do Brasil em participação de profissionais. A disputa é aberta a dançarinos de qualquer idade.
A Mostra Oficial ocorre de quinta a sábado. A abertura hoje será apenas com a convidada Dois Pontos Cia. de DançaTeatro. Já noite a noite de sexta (22) começa com um compacto de 30 minutos de Um Ano, Dois Meses e Três Semanas, espetáculo convidado da Oito Tempos Cia. de Dança, de Curitiba, e segue com apresentações de coreografias selecionadas, participantes especiais e professores convidados.
Os 42 workshops serão conduzidos por 50 professores. No total serão ensinados 16 ritmos e para todos os níveis.
Continua depois da publicidade
AGENDE-SE
O quê:1717, da Dois Pontos Cia. de DançaTeatro. Espetáculo Convidado
Quando: quinta, às 20h30min
Onde: Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (meia), à venda na bilheteria do teatro.
Programação com horários e preços dos workshops no site do Baila Floripa

PROGRAMAÇÃO GERAL
Quinta – 21/4
9h: abertura da secretaria e credenciamento
10h às 11h30: curso
12h45 às 18h35: workshops e palestra
20h30min: espetáculo convidado 1717, da Dois Pontos Cia. de DançaTeatro, no Teatro Ademir Rosa (CIC)
23h: baile de abertura com DJ. Destaque: tango e milonga
Sexta – 22/4
10h às 11h30: curso
12h45 às 18h35: workshops e palestra
20h30: espetáculo convidado e mostra coreográfica com grupos selecionados, professores e participantes especiais, no Teatro Ademir Rosa
23h: baile com DJ. Destaque: samba
Sábado – 23/4
10h às 11h30: aula especial
11h45: eliminatória do campeonato de duplas Baila Duo
12h45 às 18h35: workshops e painel de debate
20h30: mostra coreográfica com grupos selecionados, professores e participantes especiais, no Teatro Ademir Rosa
Continua depois da publicidade
23h: baile com DJ e banda ao vivo. Destaque: forró
Domingo – 24/4
10h às 11h30: encontro de professores
12h45 às 18h35: workshops e painel de debate
21h: final do campeonato de duplas Baila Duo
23h: baile de encerramento com DJ. Destaque: zouk
* Todas as atividades, com exceção das apresentações da Mostra Oficial, ocorrem no hotel Majestic (Av Beira-Mar Norte, 2.746, Centro, Florianópolis)