O bloco Baiacu de Alguém, que completa 20 anos em 2012, vai homenagear a artista plástica Eli Heil em seu desfile. Saindo a partir das 22h30min na sexta e na segunda-feira de carnaval, o bloco faz uma releitura do universo fantástico do Mundo Ovo, com mais de 2 mil pinturas, esculturas, colagens e poesias. Eli Heil também completa 50 anos como artista plástica neste ano e costuma abrir seu ateliê para visitação do público e de escolas.
Continua depois da publicidade
Segundo a organização do evento, a artista plástica de 82 anos pretende assistir à apresentação na sexta, quando alguns parentes seus desfilarão.
De acordo com Maria Lúcia Haygert, uma das coordenadoras do grupo, a ideia surgiu a partir do documentário Coração de Eli, de Kátia Klock. O filme foi apresentado durante uma sessão do Cineclube Pescadores de Cultura, iniciativa da Associação Cultural Baiacu de Alguém, fundada em 2007. Em comum tanto Eli como o bloco sempre apostaram na reciclagem de materiais.
As camisetas do grupo estão à venda por R$ 45 e dão acesso aos dois desfiles e aos bailes, animados pela Orquestra Carnavalesca Baiacu de Alguém. Em 2012 o bloco espera reunir cerca de 800 foliões.
Continua depois da publicidade