O domingo foi de festa para o torcedor do Bahia. O Tricolor baiano foi ao Serra Dourada e, em um jogo muito movimentado, venceu o Atlético-GO por 1 a 0 para se garantir na Série A do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Rafael, que saiu do banco no segundo tempo para acabar com qualquer chance de queda do Bahia.

Continua depois da publicidade

A partida começou muito movimentada, com os dois timesse alternando no domínio das ações e buscando o ataque. A igualdade só não saiu do marcador ainda na primeira etapa porque os dois goleiros trabalharam bastante.

Pelo Dragão, Márcio trabalhou muito para segurar o trio ofensivo do Bahia. Zé Roberto, Gabriel e Jones se movimentavam muito e infernizavam a defesa Rubro Negra. Além deles, Fahel também assustava Márcio nas bolas aéreas, aparecendo como elemento surpresa em cabeçadas perigosas.

Do lado baiano, Marcelo Lomba trabalhou um pouco menos mas também fez boas defesas. O goleiro tricolor mostrou estar ligado para impedir os chutes de Diogo Campos e Dodó, em jogadas velozes do Dragão.

GOLS E ALÍVIO NO SEGUNDO TEMPO

Continua depois da publicidade

O segundo tempo começou parecido com o primeiro, com o Bahia tentando dominar as ações enquanto o Dragão esperava os erros do adversário. Com isso, o Tricolor começou pressionando e dando trabalho para Márcio, enquanto o Atlético-GO se segurava e saia em velocidade.

O alívio Tricolor começou aos 30 minutos da segunda etapa, quando o sistema de som do Serra Dourada anunciou o gol de Araújo, abrindo o placar para o Náutico sobre o Sport. A derrota do Leão garantia o Bahia na Série A mesmo que o Tricolor perdesse seu jogo. Com essa tranquilidade extra, o Bahia se soltou e passou a buscar o gol com todas as forças.

O ímpeto baiano foi recompensado nos momentos finais do jogo, quando o atacante Rafael aproveitou um vacilo do zagueiro Gustavo para roubar a bola, driblar o goleiro Márcio e marcar o gol que fez o carnaval baiano começar alguns meses mais cedo.

Com a vitória, o Bahia fecha a Série A no 15º lugar com 47 pontos. Já o Dragão, rebaixado para a Série B, termina na 19º posição com 30 pontos.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 1 BAHIA

Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data/Hora: 2/12/2012 – 17h (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)

Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS)

Renda/Público: R$ 14.425,00 / 2.358 pagantes

Cartões amarelos: Mahatma Gandhi (ATG); Rafael (BAH)

Gols: Rafael, 43’/2ºT (0-1)

ATLÉTICO-GO: Márcio; Marcos (Adriano, 43’/2ºT), Gustavo, Leonardo e Diego Giaretta; Pituca, Dodó, Mahatma Gandhi (Wattimen, 25’/2ºT) e Rayllan; Diogo Campos e Patric (Luciano, 30’/2ºT). Técnico: Jairo Araújo.

BAHIA: Marcelo Lomba, Neto, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Fahel, Hélder, Diones (Kleberson, 26’/2°T) e Zé Roberto (Rafael, 32’/2ºT); Gabriel e Jones (Caio, 45’/2ºT). Técnico: Jorginho.