O Bahia surpreendeu a Portuguesa e venceu por 1 a 0 no Canindé. Com o resultado, a equipe do técnico Jorginho foi aos 40 pontos na tabela, se igualou a Lusa e manteve a distância de quatro pontos para o Sport, primeiro time da zona de rebaixamento.

Continua depois da publicidade

O primeiro tempo começou muito movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. Porém, com muitos erros de passes, não houve boas chances de gol. A melhor oportunidade foi do Bahia, aos 23 minutos, quando Gabriel, após cruzamento pela esquerda, pegou de primeira e obrigou o goleiro Dida fazer uma grande defesa e mandar para escanteio.

Tanto a Lusa quanto o Bahia buscavam as jogadas pelas laterais. Na equipe paulista, Luis Ricardo e Marcelo Cordeiro tentavam cruzamentos, mas o atacante Bruno Mineiro não conseguiu aproveitá-los. Do outro lado, Diones e Neto armavam as principais jogadas de ataque pelo lado direito, mas erravam muitos passes.

No segundo tempo, as duas equipes voltaram sem alterações. E assim como na etapa inicial, o jogo começou muito movimentado. Logo aos cinco minutos, Souza recebeu lançamento de Neto, ficou cara a cara com Dida, mas se atrapalhou com a bola e foi desarmado. Na sequência, aos 6 minutos, Ananias aproveitou uma bobeira da zaga do Bahia, driblou o goleiro Marcelo Lomba, mas foi derrubado por Jussandro, em lance polêmico. O juiz mandou o jogo seguir.

Depois desses lances, a partida esfriou. Para tentar mudar esse cenário, o técnico Jorginho colocou o atacante Elias no lugar de Jones, aos 17 minutos. A substituição, porém, não surgiu efeito, e o Bahia continuou sem criar chances de gol. Aos 31, foi a vez de Geninho mudar seu time. Entrou Willian Xavier no lugar de Léo Silva.

Continua depois da publicidade

Aos 32 minutos, Diones arriscou de longe, a bola quicou antes de chegar ao gol, Dida bateu roupa e Souza, livre, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes e abrir o placar.

Com o gol, Jorginho colocou Fabinho no lugar de Jussandro. Porém, a equipe continuou buscando o ataque. Aos 39, Elias sai livre, cara a cara com Dida, mas o goleiro se redimiu da falha no primeiro gol e salvou a Lusa.

No fim do jogo, parecia que a Portuguesa não tinha forças para atacar e o Bahia cadenciava a bola no meio de campo.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA X BAHIA

Local: Canindé, São Paulo (SP)

Data/hora: 4/11/2012 – 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro

Auxiliares: Fabio Pereira e Nadine Schramm Camara Bastos

Cartões Amarelos: Diones, Jussandro (BAH); Moisés (POR)

Gols: Souza, aos 32’/2ºT (0-1)

PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro (Rodriguinho – 40’/2ºT); Ferdinando (Héverton – 40’/2ºT), Léo Silva (Wllian Xavier – 31’/2ºT), Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho.

Continua depois da publicidade

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro (Fabinho – 37’/2ºT); Fahel, Diones, Hélder e Gabriel (Victor Lemos – 45’/2ºT); Jones (Elias – 17’/2ºT) e Souza. Técnico: Jorginho