No segundo duelo seguido contra um time rubro-negro (o jogo anterior foi o clássico contra o Vitória), o Bahia conseguiu o alívio de sair da zona de rebaixamento ao vencer o Sport, nesta quarta-feira, por 1 a 0, na Fonte Nova, pela 24ª rodada do Brasileirão. O lateral-direito Railan foi o herói da partida, fazendo, já no segundo tempo, o gol da vitória.

Continua depois da publicidade

Mas a respirada na tabela precisa ser confirmada na quinta-feira, quando jogam Botafogo (contra o Goiás) e Vitória (contra o Palmeiras). O Bahia chegou aos 26 pontos, mas será ultrapassado pelos dois times caso eles vençam. E aí a zona da degola voltará a ser a realidade. Na próxima rodada, o Bahia tem mais um rubro-negro pela frente: o Flamengo, novamente em Salvador, no domingo. Já o Sport, que parou nos 35 pontos, recebe o Cruzeiro, no sábado.

No primeiro tempo, as chances mais cristalinas de gol foram criadas pelo Sport. Elas caíram na canela de Diego Souza e nos pés de Neto Baiano e Ibson. Só que as oportunidades não foram tão perigosas assim, já que Marcelo Lomba não precisou fazer milagres. Só o simples.

Confira a tabela do Brasileirão

Continua depois da publicidade

O Bahia foi menos efetivo ainda. Mas teve a válvula de escape pelo lado direito, com Railan – quando ele conseguiu acertar os passes e os cruzamentos. Em suma, a etapa inicial fez jus às vaias da torcida no intervalo. Os times deram mole nos passes e não criaram muita emoção.

Na etapa final, o time do Sport perdeu a ligeira vantagem na posse de bola que tinha. O fôlego do Leão foi se esvaindo e o Bahia foi chegando mais próximo ao gol. A entrada de William Barbio foi decisiva. Com a velocidade dele é que nasceu a jogada que serviu para dar ao Bahia a vitória. Foi com a insistência de quem foi ao fundo e cruzou uma bola complicada para a área. Depois de Kieza não conseguir a conclusão, apareceu Railan, que tinha errado tanto na etapa inicial, mas fez explodir a torcida tricolor.

O Sport ainda tentou beliscar um pontinho em Salvador, mas, muito desarticulado, parou na eficiência de Marcelo Lomba.

BRASILEIRÃO – 24ª RODADA

BAHIA 1 X 0 SPORT

BAHIA: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Uelliton, Rafael Miranda, Diego Macedo (William Barbio, 22’/2ºT) e Rafinha (Fahel, 41’/2ºT); Marcos Aurélio (Emanuel Biancucchi, intervalo) e Kieza. Técnico: Gilson Kleina.

Continua depois da publicidade

SPORT: Magrão; Vitor, Henrique Mattos, Durval e Renê; Rithely, Ronaldo (Wendel, 17’/2ºT), Ibson (Ananias, 20’/2ºT), Felipe Azevedo (Danilo, 40’/2ºT) e Diego Souza; Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista.

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data/Hora: 24/9/2014, às 21h

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra

Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis

Cartões amarelos: Lucas Fonseca, Kieza (BAH); Henrique Mattos, Ronaldo, Diego Souza (SPT)

Gols: Railan, 27’/2ºT (1-0)

*LANCEPRESS