Cinco praias muito próximas geograficamente e com perfis bem diferentes formam a faixa litorânea de Itajaí. A mais tradicional delas é Cabeçudas, considerada o berço catarinense do chamado turismo de sol e mar – em evidência entre as décadas de 1940 e 1970, e que ainda preserva a tranquilidade e o romantismo de décadas atrás. Por outro lado, a Brava ganhou fama e badalação nos últimos anos, quando os surfistas descobriram um atrativo no mar bravio e a construção civil começou a dar mais atenção à praia.

Continua depois da publicidade

Cercada pela Brava e por Cabeçudas aparece a Praia da Solidão (também conhecida como Praia do Morcego), que oferece uma pequena faixa de areia protegida por morros cobertos pela mata atlântica e preservada pela dificuldade de acesso: cercada por terreno da União, sob responsabilidade da Marinha, o único caminho permitido é pelo costão do Morcego, no canto da Praia Brava.

Completam a lista a Praia do Geremias, com águas rasas e mansas que têm o famoso Bico de Papagaio compondo a paisagem, e a Praia da Atalaia, reduto obrigatório do surfe e que forma com os molhes e a visão privilegiada da entrada de navios no Porto um dos principais pontos turísticos da cidade.