Probióticos são bactérias contidas em certos alimentos, que ajudam a diminuir a população de bactérias ruins em nosso intestino. Eles podem até ajudar mulheres a perderem peso e mantê-lo baixo, de acordo com recente estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição. Já se sabe que a flora intestinal dos obesos é diferente da dos magros e esta diferença pode ser devido a dietas ricas em gordura e pobres em fibras. O cientistas tentaram determinar se o consumo de probióticos poderia ajudar a restituir o equilíbrio da microbiota intestinal em favor das bactérias que promovem um peso saudável.
Continua depois da publicidade
Efeito para mulheres
Um grupo de 125 homens e mulheres com sobrepeso foram submetidos a uma dieta por 12 semanas, seguido por um período de 12 semanas onde se procurou manter o peso atingido. Ao longo das 24 semanas, metade dos participantes ingeriram o probiótico Lactobacillus rhamnosus, enquanto os demais não. As mulheres que receberam o probiótico perderam em média 5,2 Kg, enquanto as outras perderam apenas 2,6 kg. Os pesquisadores também notaram neste grupo uma queda no hormônio regulador do apetite, a leptina, bem como uma concentração menor da bactéria intestinal relacionada à obesidade. Os homens não tiveram diferença na perda de peso.
Equilíbrio
Continua depois da publicidade
O Lactobacillus rhamnosus usado no estudo pertence a um fabricante de iogurtes, mas os pesquisadores acreditam que os probióticos de produtos similares devem ter o mesmo efeito. Os benefícios dos probióticos são mais prováveis de serem observados se a alimentação for pobre de gordura e rica em fibras.