A companhia aérea Azul começa a operar nesta terça-feira um voo diário (com exceção dos sábados) de Campinas para Joinville, com decolagem às 21h24 do Aeroporto Internacional de Viracopos e pouso previsto para às 22h35 no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. A volta da aeronave à cidade paulista será sempre no dia seguinte, às 6h10. A informação foi confirmada pelo superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann, durante reunião na Associação Empresarial (Acij) na noite desta segunda-feira.
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O novo voo atende a parte da demanda da classe empresarial da região, já que a última conexão diária de São Paulo para Joinville, até então, era realizada antes das 18 horas – o que obrigava quem ia à cidade a negócios a pernoitar na capital paulista.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, comemora o novo voo, mas diz que o ideal ainda é ter uma opção da capital paulista para Joinville nesta faixa horária. Ele lembra, no entanto, que companhias aéreas fazem o traslado de Campinas a São Paulo de ônibus, em uma viagem que costuma durar pouco mais de uma hora. Duarte já formalizou o pedido às companhias Gol, TAM e Azul, que estão analisando a solicitação.
Investimentos
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Os planos de expansão do aeroporto também foram apresentados. Até 2016, o espaço deve ganhar um terminal de cargas. Também está prevista a construção de um hotel com 150 apartamentos e um posto de combustíveis. Os projetos estão em estudo.
ILS: 65% de ganho operacional
Na apresentação aos empresários, o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann, fez um balanço dos primeiros 81 dias de operação do instrument landing system (ILS), equipamento que permite o pouso de aeronaves mesmo em condições climáticas adversas.
Desde a homologação do sistema, no final de junho, o ganho operacional é de cerca de 65%. Isso se traduz em maior segurança nas aterrissagens, na diminuição do número de aeronaves que antes não pousariam em Joinville e na redução do tempo das viagens – para São Paulo, por exemplo, a diferença em alguns casos chega a cerca de dez minutos.
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Heidemann destacou, ainda, que o volume de passageiros no Lauro Carneiro de Loyola vem subindo há 12 meses seguidos. A projeção é de que, até o fim do ano, cerca de 500 mil pessoas passem pelo terminal, número que pode ir para até 705 mil em 2015.
O superintendente também reforçou que Gol, TAM e Azul precisam cumprir cinco fases documentais para homologar o RNP-AR, que também vai aumentar a competitividade do terminal.