A Azul Linhas Aéreas e a operadora de TV por assinatura SKY anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um produto inédito na aviação da América Latina: o serviço de TV ao vivo a bordo.
Continua depois da publicidade
O projeto, idealizado por David Neeleman, fundador da companhia aérea, se torna agora uma realidade no Brasil. Pouco mais de três anos após o início do projeto e cerca de R$ 100 milhões (aproximadamente US$ 50 milhões) investidos, o sistema está disponível na maioria dos jatos* Embraer da Azul.
Oferecido gratuitamente aos clientes, o novo serviço conta com 48 opções de canais de todos os gêneros de programação em monitores widescreen individual e abre novas possibilidades de entretenimento a bordo. Entre as opções oferecidas estão: filmes, entretenimento infantil, jornalismo, música, documentário, esporte, entre outros.
A lista completa inclui os seguintes canais: Bandsports; Glitz*; Investigação Discovery; TLC; Discovery Home & Health; Viva; Sportv; Globonews; GNT; Multishow; Universal Channel; Nat.Geo; Discovery; Animal Planet; TruTV; Space; TNT; TCM; Vh1; Discovery Kids; Cartoon Network; Boomerang; Nickelodeon; Bandnews; CNN International; SBT; Bandeirantes; Globo, além do Canal do Cliente SKY.
A tecnologia que garante o serviço
Continua depois da publicidade
A TV ao vivo a bordo foi desenvolvida com tecnologia de ponta que garante qualidade de imagem e sinal por todo o território nacional em pleno voo. Este serviço já existe nos EUA nos aviões da Jet Blue com a programação da DIRECTV, controladora da SKY.
Para trazer o serviço para o Brasil, foi necessário o desenvolvimento de uma nova antena e um sistema de TV embarcado (software que possibilita a recepção em tempo real), desenvolvidos em parceria entre a engenharia da SKY e da Azul Linhas Aéreas, com a LiveTV, que viabilizou a captação do sinal do satélite da operadora e a transmissão da programação nas telas disponíveis nos assentos das aeronaves durante o voo.
Em junho, as empresas iniciaram uma grande fase de testes em algumas aeronaves para garantir o bom funcionamento do serviço e qualidade do sinal, que para ser lançado passou pela aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tais aprovações garantem que as questões técnicas inerentes ao sistema de transmissão não comprometam qualquer questão relacionada à segurança de voo.
*Os jatos Embraer 190 e 195 da Azul receberão o sistema, exceto as aeronaves de matricula PR-AZL, PR-AZA, PR-AZB e PR-AZC. As aeronaves 175 e 190 da Trip Linhas Aéreas não receberão o sistema.
Continua depois da publicidade