Daqui um mês, a Azul Linhas Aéreas lançará a modalidade de compra de passagem com pagamento por meio de boleto parcelado. A nova forma beneficia quem não utiliza cartão de crédito, o que impede a compra pelo site da companhia.

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O primeiro pagamento precisará ser feito em 48 horas, para confirmar a compra. O restante será parcelado.

– O passageiro poderá voar com 50% do bilhete pago – informa David Neeleman, fundador e presidente do conselho de administração da Azul.

Apesar de no mercado existir avaliação de que o preço das passagens aéreas pode subir ao longo do ano, Neeleman entende que no caso da Azul não deve haver isso, exceto se a cotação do petróleo passar por forte alteração. O combustível representa cerca de 40% dos custos do setor de aviação. Ainda conforme Neeleman, a Azul começou a dar lucro a partir de janeiro.

– Nossos custos estão baixando e, no fim do ano, vamos alcançar economia de escala – afirma. – O bom é que o mercado está crescendo, crescendo.

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Com a entrada em operação de três novos aviões, a Azul Linhas Aéreas deverá aumentar em 40% a quantidade de passageiros transportados, estima Neeleman. Atualmente, são 15 jatos modelo Embraer em voo, com capacidade para 106 e 118 passageiros. Até dezembro devem ser 21 aviões.

O reforço na frota também cria condições para a companhia operar novos destinos, como Porto Alegre-Belo Horizonte direto a partir de 1º de julho. Do aeroporto Salgado Filho para Confins, na capital mineira, os voos decolarão às 9h35min, com retorno às 20h42min. O gaúcho também poderá aproveitar a mesma ligação para seguir para Recife ou Fortaleza com apenas a escala em Belo Horizonte. Sem citar destinos, Neeleman adianta que a companhia estuda novas ligações para capitais do Nordeste e cidades do Sul do país.

Em operação desde dezembro de 2008, a companhia aérea, a quarta no mercado doméstico, com participação de 5,56% em abril, prepara o início de voos fretados para a Argentina – o que pode ser um ensaio para, no futuro, tornar regular a operação na América Latina. Voar para o Exterior, mesmo que com charters, facilita a conquista de licença concedida pela Iata – órgão regulador da aviação.

Bariloche será o destino do primeiro voo fretado para a Argentina, decolando do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com escala em Porto Alegre, aos sábados, entre 26 de junho e 31 de julho. A rota para Buenos Aires será operada nos feriadões entre o início de julho e fim de novembro. Nesse caso, será um voo direto de Campinas para a capital argentina. Neeleman afirma que estuda o lançamento de voos charters, no verão, para Punta del Este.

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TV ao vivo a bordo entra no ar em novembro

Serviço de bordo inédito na América do Sul, a televisão ao vivo a bordo entrará no ar em novembro nos aviões da Azul Linhas Aéreas. Todos os jatos Embraer 190 e 195 da companhia já vieram de fábrica com antena, fiação e equipamentos adequados para a recepção de 36 canais de TV da Sky via satélite.

Como no Hemisfério Sul o sistema, chamado de LiveTV, só é utilizado pela Virgin Blue, na Austrália, é necessário o desenvolvimento de uma antena parabólica específica. O equipamento fica no teto do avião. Quem olha de fora, vê apenas uma pequena saliência na fuselagem.

A Azul não informa quanto está investindo na TV ao vivo, mas assegura que terá um diferencial para o passageiro, que poderá acompanhar telejornais, jogos de futebol ou mesmo a novela a partir do momento em que entrar no avião. A bordo, as imagens serão assistidas em monitores de 10 polegadas widescreen.

Confira os principais momentos da entrevista:

As possibilidades de expansão internacional da Azul

Guerra de preços e seus benefícios para o consumidor

Como economizar na compra de bilhetes

Privatizar ou não os aeroportos?

Novas rotas da Azul