Nove candidatos disputam a prefeitura de Florianópolis nas eleições deste ano. Cinco destes postulantes na capital catarinense optaram pela cor azul para as suas identidades visuais, que predomina nas campanhas, e muitas vezes aparece associada à cor verde.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O professor do Centro Universitário Cesusc, Airton Jordani, que é Diretor da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) e membro do Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares, explica que o azul é uma das cores mais utilizadas no mundo corporativo, por estar associada a sentimentos como equilíbrio, lealdade e harmonia.
— Sua combinação com o verde, por exemplo, adiciona a essas características a esperança, jovialidade e natureza. Isso não é por acaso: são algumas das características mais desejáveis pelos eleitores para o ocupante da cadeira mais importante do executivo municipal — afirma o professor.
Eleições 2024: guia de candidatos e apuração em tempo real
Continua depois da publicidade
Entre os três candidatos que aparecem à frente na última pesquisa de intenção de voto — Topázio Neto, Dário Berger e Marquito — todos têm o azul como cor predominante, associado a outras cores como verde, amarelo e laranja.
O professor Airton Jordani analisou os materiais de campanha enviados pelas equipes dos candidatos ao NSC Total. Confira:
Brunno Dias (PCO)
O candidato Brunno Dias usa a cor vermelha como predominante, e tem o amarelo e branco como cores de apoio na composição. Apesar do vermelho se destacar, o material tem muitos elementos em amarelo, o que cria um certo equilíbrio.
— Curiosamente essa combinação tem, dentre as sensações as quais está associada, a de despertar a fome, o que é muito explorado na indústria alimentícia — explica Airton.
Continua depois da publicidade
Carlos Muller (PSTU)
Diferente da campanha de outros candidatos que usam cores frias e quentes para a composição, Carlos Muller tem o vermelho como cor majoritária. O nome do candidato e seu número aparecem em vermelho sobre um fundo branco.
— O vermelho é uma das cores mais intensas e impregnadas de emoção. Dentre as cores quentes é que carrega a maior carga de sentimentos, tanto positiva como negativamente, podendo remeter tanto à energia e a paixão, quanto ao perigo — detalha o especialista.
Dário Berger (PSDB)
O candidato Dário Berger usa da combinação de tons de azul, com tons de verde, amarelo e laranja, além do branco, na identidade visual da sua campanha, alega o professor de semiótica.
— Em seu caso, o azul tem um peso muito grande e está presente em maior peso do que os demais. Isso transmite um equilíbrio de sentimentos que variam da solidez e seriedade até a esperança (verde) e energia (laranja) — afirma.
Continua depois da publicidade
Lela (PT)
A campanha de Lela também possui o vermelho presente, ainda que esteja acompanhado do amarelo, verde e azul, nesta ordem de peso. O nome do candidato, contudo, é escrito em branco e contrasta em uma grande área em vermelho
— Se as cores amarela, verde e azul aparecem em tonalidades mais fechadas e sóbrias no material, o vermelho, por sua vez, vem em um tom aberto, mais vívido — diz o diretor da Associação dos Designers Gráficos no Brasil.
Marquito (PSOL)
A campanha do candidato Marquito é a que possui a identidade visual com uma maior variação de cores, aponta o especialista. A marca explora diferentes formas em tons de azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, além do branco.
— É frequente o uso de um degradê que vai do azul, passando pelo verde, até o amarelo em seu nome, acompanhado de um degradê em tons quentes, do laranja para o vermelho em seu número. Isso traz à sua identidade um equilíbrio de sentimentos, remetendo tanto a sentimentos de seriedade e tranquilidade (nas cores frias), quanto energia e vibração (nas cores quentes) — explica Airton.
Continua depois da publicidade
Mateus Souza (PMB)
Já o candidato Mateus Souza usa o azul escuro para a grafia de seu nome e o amarelo ouro para seu número.
— Em seu material, no entanto, o verde é adicionado, reproduzindo as cores presentes na bandeira brasileira, inclusive reproduzindo a sequência de leitura original, que vai do verde, ao azul, passando pelo amarelo — reforça Airton.
Pedrão (PP)
As cores azul e verde também aparecem na campanha do candidato Pedrão, indica Airton Jordani.
— Sua identidade visual passou por um “rebranding” e hoje o verde está muito mais presente, trazendo um uso mais equitativo das cores e resultando em um equilíbrio que mixa a solidez e a inovação — explica.
Continua depois da publicidade
Rogério Portanova (Avante)
O branco, azul e laranja são as cores usadas por Rogério Portanova, com esta última em destaque para o número e cargo ao qual o candidato concorre.
— O laranja é uma cor quente, que embora esteja relacionada à criatividade e alegria, também tem relação com um sentimento de segurança. Além disso, laranja e azul são cores complementares, o que significa que conferem uma à outra um efeito visual vibrante e contrastado, em uma combinação inesperada — destaca o designer gráfico.
Topázio Neto (PSD)
Já o candidato Topázio Neto, por sua vez, usa cores frias, em uma combinação de azul e verde. Um tom de azul mais escuro predomina, cor que busca transmitir seriedade e confiança, segundo Airton.
— Além disso, o azul é uma cor frequentemente associada a um caráter mais institucional. O verde, por seu turno, remete ao equilíbrio e à esperança, mas também à inovação, o que ajuda a consolidar as sensações trazidas pelo uso do azul, apresentando dinamismo à composição — finaliza.
Continua depois da publicidade
Veja as cores usadas nas campanhas em Florianópolis
Leia também
Sem gritarias, acusações ou cadeiradas: confira como foi o primeiro debate pacífico de SP
Portaria conjunta proíbe operações de bloqueio em rodovias durante as eleições municipais