A companhia de baixo custo Azul Linhas Aéreas começa a operar em Santa Catarina no dia 1º de abril, três meses e meio depois de seu voo inaugural. O primeiro destino é Navegantes, mas a empresa tem planos de incluir Joinville e Florianópolis no mapa de rotas nos próximos meses.
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A informação é do diretor de Marketing da Azul, Gianfranco Beting, que esteve na Capital nesta segunda-feira.
– O mercado de Santa Catarina tem um potencial espetacular. O Estado é um destino procurado pelo nosso usuário – afirmou ele.
Por questões de mercado, a empresa não divulga prazos. Mas Beting reconhece que obter slots (permissões para pousos e decolagens) no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, o mais movimentado do Estado, será um pouco mais complicado.
Existe ainda uma limitação operacional. A frota da Azul conta com oito aviões Embraer 195 neste momento, espera receber mais dois em duas semanas e deve somar 14 até o final do ano.
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O número de destinos subirá para nove em abril, com o início das operações em Navegantes (dia 1º) e Manaus (dia 6) – os demais são Campinas (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Em Navegantes, a oferta inicial será de três voos diários para Campinas – os passageiros podem seguir para São Paulo no ônibus da companhia – e dois para capital gaúcha.
– Estudamos durante mais de um ano os mercados. Será a primeira rota direta entre Navegantes e Porto Alegre e primeira rota da empresa que não passa pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a nossa base de operações.
As passagens já podem ser compradas no site da empresa (www.voeazul.com.br) a preços que variam de R$ 119 entre Navegantes e Porto Alegre e R$ 149 entre Campinas e Navegantes, em ambos os casos para viagens de ida e volta.
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De acordo com Beting, por enquanto a procura tem sido maior por usuários querendo descer em Navegantes do que partir do terminal. O patamar das tarifas deve ser mantido depois do início das operações.
Oferta agressiva no Rio de Janeiro
Apesar de pequena, a Azul já mexe com o mercado nacional de aviação. Na última sexta-feira, ela começou a operar no Aeroporto Santos Dummont, no Rio, oferecendo o trecho entre a capital fluminense e Campinas a partir de R$ 39.
– Foi uma tarifa introdutória agressiva, que tinha hora para acabar. O trecho agora custa R$ 79 – afirma Beting.
Ele revelou que foram vendidas mais de 7 mil passagens pela internet com a tarifa de lançamento, mas que o foco da companhia não está em promoções e sim na política de preços baixos. A empresa, disse Beting, tem o compromisso de oferecer preços iguais ou menores que os de ônibus interestaduais para quem comprar passagens com, pelo menos, 30 dias de antecedência.
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