O Ministério da Agricultura proibiu a venda de 33 marcas de azeite de oliva no Brasil. Para quem sempre fica preocupado ou em dúvida sobre qual escolher na hora das compras, ouvimos especialistas na área para buscar o que se pode prestar atenção para obter um produto de maior qualidade.
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Veja, a seguir, algumas dicas elaboradas por Rita Bassi, presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), e Antonia Cunha, nutricionista e professora da Faculdade Senac de Porto Alegre:
Embalagem
Escolha azeites de oliva com embalagem escura e de vidro: assim, o líquido fica mais protegido contra a luz, que pode fazer com que produto oxide. Evite sempre garrafa de plástico.
Prefira azeite de oliva que tenha sido produzido e embalado no mesmo país. Um produto feito no Chile e embalado no Brasil, por exemplo, corre maior risco de adulteração.
Preço
Duvide de um azeite com valor muito abaixo das marcas concorrentes. A produção tem um custo, que é repassado ao consumidor.
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Pesquisa
Fique de olho na fiscalização de órgãos como o Ministério da Agricultura, que regulam a produção do azeite.
Data de fabricação
Azeites produzidos há muito tempo podem ficar rançosos.
Prateleira do supermercado
Pegue os azeites do fundo da prateleira: assim, o produto fica armazenado longe da iluminação.
Pureza
Escolha o azeite de oliva puro: evite o consumo daqueles que são misturados a outros azeites ou óleos (sobretudo o de soja). No rótulo, estes recebem o nome de “azeite de oliva composto”.
Classificação
O azeite de oliva é classificado conforme seu nível de acidez, o que é indicado na embalagem. O virgem tem acidez menor ou igual a 2% e o extravirgem, acidez de até 0,8%. Mas lembre-se: a acidez não influencia na qualidade do azeite, é apenas uma informação sobre a classificação.
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Consumo fora de casa
Evite consumir azeite em restaurantes cuja embalagem é artesanal (um vidro sem a marca, por exemplo). Para economizar, o local pode colocar azeite composto em vez de azeite extravirgem.
