Um homem flagrou uma cobra saindo da parte de baixo da casa das bonecas da neta em Timbó, no Médio Vale do Itajaí, na manhã desta quinta-feira. O homem registrou o exato momento em que a serpente deixou estrutura de madeira onde a criança brincava, o que assustou a família.

Continua depois da publicidade

Nesse caso o animal era uma jararaca-falsa, espécie encontrada no Brasil, na Argentina e no Paraguai, e que tem as características de uma jararaca. A diferença é de que ela é inofensiva e não tem veneno. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros alerta que todo cuidado é pouco, já que a identificação dessas serpentes é algo que tem de ser feito por um especialista. No caso do avô, ele não precisou acionar o 193, já que o animal saiu do terreno em direção a um matagal.

Essa cobra é diurna e normalmente vive embaixo da camada de folhas secas, mas sem o hábitat ela pode ter encontrado na parte de baixo da casa das bonecas um local seguro para ficar. Só no ano passado os bombeiros de Blumenau atenderam 265 ocorrências relacionadas ao resgate de animais silvestres.

A orientação, porém, é de que nem sempre o cidadão ligue para o 193, principalmente quando for possível remover o animal de forma segura. Chamar os bombeiros, portanto deve ser uma decisão atrelada ao perigo que o animal representa aos cidadãos.

Continua depois da publicidade