A expectativa da família do jogador de futebol, natural de Jaraguá do Sul, Filipe Luís Kasmirski, está dupla neste mês. Primeiro, porque a convocação oficial dos jogadores para a Copa do Mundo será divulgada na próxima quarta-feira. Segundo, porque no final do mês, ocorrerá a final da Liga dos Campeões entre Atlético de Madrid e Real Madrid. O jaraguaense estará lá: jogando pelo Atlético.
Continua depois da publicidade
Um dos torcedores mais fanáticos da família é o avô Ivo Stinghen, de 73 anos. Doente, ele foi internado na última quarta-feira. Mas fez uma exigência: ele precisava assistir, de qualquer forma, o jogo entre o Atlético de Madrid e Chelsea, que dava a classificação para a final da Liga.
– Avisei que queria ficar em casa assistindo o jogo, não perco nenhuma partida do meu neto. Por isso, cheguei no hospital e perguntei se podia assistir. Foram atenciosos e conseguiram liberar um canal para mim – conta Ivo, com um sorriso no rosto.
Da cama do hospital, Ivo e a mulher, Elzira Stinghen, vibraram juntos a cada lance. Para o avô de Filipe, foi uma partida difícil. Ainda mais que o Atlético de Madrid começou perdendo. No final, o time do jaraguaense virou o placar e ganhou de 3 a 1.
Continua depois da publicidade
– Foi um sufoco, mas eu sabia que o Atlético ia fazer 2 x 1. Fez 3 ainda para minha alegria. E digo: o Filipe está jogando um bolão – afirma o avô coruja.
Sobre a convocação para a Seleção Brasileira, Ivo acredita que um jogador do porte do neto não deveria ser deixado de lado. Para a família, é um orgulho de qualquer forma ter uma jogador com uma carreira consolida internacionalmente.
– Seria muito bom se o Filipe fosse convocado para a Seleção, mas já estamos contentes por ele estar bem no Atlético de Madrid e ser um jogador de destaque internacional. Eleito o melhor lateral-esquerdo da última partida, ele mostra como está bem – afirma mãe de Filipe, Sueli Stinghen Kasmirski .
Continua depois da publicidade
Durante a conversa com a equipe do AN Jaraguá, a palavra saudade foi a mais citada. Para o avô, ficar longe de Filipe é uma tortura. Só piorou quando nasceu o bisneto, o pequeno Thiago, que está com dez meses. A família conta que todos os dias Filipe envia fotos através das redes sociais.
Jaraguaense será pai pela segunda vez
– Nossa família vai aumentar. Somos em três filhos, sete netos com o Filipe, e três bisnetos. Mas está a caminho a Sara. A mulher de Filipe está grávida de quatro meses – declara a tia de Filipe, Maria Cleonice Junkes.
Mesmo com tanta saudade, por causa da rotina agitada, Filipe só consegue vir ao Brasil – para Jaraguá do Sul – duas vezes ao ano. Os pais também vão visitá-lo, mas em datas separadas para ele não ficar com tanta saudade de casa.
Continua depois da publicidade
– A avô Elzira já foi para lá ver o Filipe. Agora estamos tentando convencer o avô Ivo. Filipe quer muito que ele vá para lá – explica Sueli.
Filipe enviou uma mensagem de apoio ao avô que deve receber alta até a segunda-feira.
– Meu avô é um exemplo para mim, pois é uma pessoa querida, com um coração enorme. Depois que eu fiquei sabendo da doença dele, tento me esforçar mais, porque quero dar mais alegria para ele e quero que ele melhore, para que possamos dar risadas juntos e jogar muitas partidas de dominó nas férias – afirma Filipe.
Quem é Filipe?
Filipe Luís foi revelado pelo Figueirense em 2003. Ele atua como lateral-esquerdo, como seu avô. O atleta foi emprestado ao Ajax, da Holanda, em 2004. Atualmente, joga pelo espanhol Atlético de Madrid.
Continua depois da publicidade
O jaraguaense chegou a atuar na Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20. No dia 7 de agosto de 2009, recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal. Foi chamado porque o lateral Marcelo foi cortado.
Torcedor número um: confira vídeo com o avô de Filipe Luís