Aviões da coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardearam nesta segunda-feira por erro posições das forças pró-governamentais no sul do Iêmen, deixando ao menos doze mortos, no primeiro dia de uma trégua humanitária, indicaram fontes militares.

Continua depois da publicidade

Os bombardeios atingiram posições das forças governamentais perto da base aérea de Al-Anad, controlada pelos rebeldes xiitas huthis, na província de Lahj, indicaram as fontes.

Estas posições se encontram nas colinas que dominam a base Al Anad e na região próxima a Radfan, segundo as mesmas fontes.

Qaed Nasr, um dos chefes das forças governamentais, disse à AFP que a coalizão realizou, entre outros, dois bombardeios em Jebel al Zaytun, “matando doze milicianos e ferindo 30”.

Até o momento foi impossível contactar o comando da coalizão para obter detalhes.

Continua depois da publicidade

Estes ataques ocorrem no primeiro dia de uma trégua humanitária de cinco dias, decretada pela coalizão, embora ela tenha advertido que responderia a qualquer movimento rebelde em terra.

No resto do Iêmen os bombardeios pararam, mas os combates em terra prosseguem em Taez e nos arredores de Áden, no sul do país.

* AFP