O avião que partiu de Florianópolis para Buenos Aires, na Argentina, e teve que retornar à Capital após um trincamento no para-brisa, na tarde desta quarta-feira, passará por manutenção. A assessoria da companhia aérea Gol informou que a aeronave terá o para-brisa substituído e o material removido será analisado, para identificar as causas do incidente.

Continua depois da publicidade

O voo G3 7690, operado pela Gol Linhas Aéreas com uma aeronave modelo Boeing 737, sobrevoava o Sul do Estado, próximo a Criciúma, e voltou para o Aeroporto Hercílio Luz quando o vidro trincou.

– Situações assim são incomuns, pois os vidros dessas aeronaves são muito resistentes, e tem até 5 cm de espessura. Colisões com pássaros e pedras de granizo podem ser causas dos incidentes, ou até mesmo uma falha na engenharia do material – explica o bacharel em Ciências Aeronáuticas Leonardo de Paula.

Procedimento do piloto foi correto

Continua depois da publicidade

A assessoria de imprensa da Gol informou que assim que o comandante identificou o problema, voltou ao Aeroporto Hercílio Luz. De Paula reforça que o procedimento de retorno ao aeroporto mais próximo foi o correto, pois em casos assim, o avião tem prioridade no espaço aéreo e no pouso.

– Após perceber o incidente,o comandante deve fazer contato com os órgãos de controle do espaço aéreo ao qual está sob jurisdição, informando o ocorrido e declarando urgência ou emergência. – informa – Também deve reduzir a velocidade e imediatamente diminuir a altitude, para que se evite uma despressurização da cabine. – finaliza.

Em nota, a companhia ressalta que em nenhum momento a segurança do voo foi comprometida e os cerca de cem passageiros foram reacomodados em outro voo para o destino final.

Continua depois da publicidade