Após o recente incidente com o avião presidencial do Brasil, no qual a aeronave teve problemas mecânicos e precisou fazer um pouso de emergência no México, a atenção voltou-se para o chamado “Aerolula”, o avião que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Oficialmente batizado de “Santos-Dumont”, o avião VC-1A, de fabricação Airbus, é um A319CJ modificado para oferecer segurança e conforto em viagens presidenciais.

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Veja imagens do “Aerolula” e outros aviões presidenciais

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Saiba mais sobre o VC-1A, o avião presidencial

O “aerolula” é uma aeronave robusta, equipada com sistemas avançados de defesa e uma autonomia de voo de até 8.500 km, permitindo que o presidente viaje para qualquer parte do mundo sem escalas intermediárias. Com 34 metros de comprimento e capacidade para 30 passageiros e 12 tripulantes, o avião inclui áreas privativas, como um escritório, uma sala de reuniões e uma suíte presidencial equipada com cama, armário e até chuveiro.

Além disso, há um sistema de comunicação via satélite que permite ao presidente se comunicar com sua equipe durante todo o voo, garantindo que ele possa continuar governando mesmo em situações de crise​.

Conheça o VC-2, o avião de apoio presidencial

Além do VC-1A, a comitiva presidencial costuma ser acompanhada pelo VC-2, um Embraer 190, que serve como avião de apoio. Essa aeronave auxilia em situações emergenciais e também transporta parte da equipe do presidente, autoridades e jornalistas.

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Boeing 707, o avião presidencial “aposentado”

A frota presidencial brasileira já contou com outros modelos aposentados. Um exemplo foi o Boeing 707, utilizado até os anos 2000, substituído por ser menos eficiente em termos de consumo de combustível e por possuir menos recursos tecnológicos. O “Sucatão”, como era apelidado, foi substituído por aeronaves mais modernas, como o atual “aerolula”, para garantir segurança e maior alcance nas viagens internacionais

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